quinta-feira, 7 de maio de 2015

Feira Rosenbaum Especial Mães: porcelanas, luminárias e outros objetos decorativos

Na última terça-feira fui conhecer a 10ª edição da Feira Rosenbaum em São Paulo. O sobrenome conhecido no meio do design acabou me chamando a atenção, depois fui saber que a curadoria do evento é da Cristiane, esposa do designer Marcelo Rosenbaum, que atualmente apresenta o programa Decora no canal GNT. Para esta edição "Especial Mães", foi anunciada a participação de mais de 40 profissionais, abrangendo várias áreas, como vestuário, design de móveis, luminárias, decoração, gastronomia, entre outras. 

Um dos pontos altos da Feira Rosenbaum é sem dúvida poder conhecer e conversar com os criadores dos produtos à venda. Muitas vezes a circulação ficava até difícil na feira e as pessoas acabavam se esbarrando ao longo do percurso que não é longo. Por outro lado, essa disposição cria uma proximidade entre os visitantes, os expositores e os objetos. Aproveitei a oportunidade para perguntar aos autores que estavam perto de suas criações sobre os materiais utilizados, técnicas de produção, local de trabalho, além das inspirações e intenções ao criar determinada peça. 

Fiz uma seleção de expositores e produtos que achei bacana destacar aqui no blog, entre eles, estão porcelanas, luminárias e outros objetos decorativos autorais. Vamos ver? 

pratos de porcelanas da AR Porcelanas - Feira Rosenbaum Especial Mães
AR Porcelanas

AR Porcelanas: conversei por um tempo com a simpática escultora Renata Barcelos que me deu alguns detalhes sobre seu trabalho com a porcelana apresentado nesta edição da feira. O destaque é o uso de moldes, desde bordados de família até chaves, para "marcar" a porcelana, posteriormente pintada com tinta azul, a mesma encontrada nos azulejos portugueses. Assim, cada prato torna-se uma peça única.

Vazo de porcelana do Studio Heloisa Galvão - Feira Rosenbaum Especial Mães
Studio Heloisa Galvão

porcelana trabalha em molde de gesso do Studio Heloisa Galvão - Feira Rosenbaum Especial Mães
Studio Heloisa Galvão

Studio Heloisa Galvão: segundo a descrição que encontrei no espaço da artista na feira, a porcelana é trabalhada em moldes de gesso em seu estúdio e, depois, é vertida naturalmente, deixando em evidência na peça a fluidez do material. Heloisa também faz uso da técnica da serigrafia para impressão de imagens, o que a meu ver, deixa a peça ainda mais bonita.

Luminárias Valéria Grywacs - Feira Rosenbaum Especial Mães
Luminárias Valéria Grywacs

Valéria Grywacs: vi pela primeira vez a luminária colorida da artista no programa Decora e gostei muito. Valéria me explicou que cada peça que compõe a luminária é feita de cerâmica, pintada à mão, podendo ser personalizada ao gosto do cliente. Sua dica é utilizar a luminária como um "abajur invertido", proporcionando uma luz aconchegante em um cantinho do ambiente. 

Luminária Geppeto da Racc Design - Feira Rosenbaum Especial Mães
Luminária Gepetto - Racc Design

Racc Design: a divertida luminária Gepetto foi criada pelo designer Raphael Accardo, que me contou sobre o seu esforço de buscar, por antigas fábricas de calçados da cidade, os "pezinhos" de madeira, que são formas antigas utilizadas na produção de sapatos. A luminária, feita de metal, madeira e cúpula de vidro fosco, tem uma pegada vintage industrial bem interessante.

Saleiro João de Barro da Reboh Design - Feira Rosenbaum Especial Mães
Saleiro João-de-Barro - Reboh Design

Reboh Design: parei para olhar o "vasinho", quando na verdade era o premiado Saleiro João-de-Barro. Feito à mão, de cerâmica, sem esmalte e sem pintura, esse saleiro tem forma simples, inspirada na casinha do joão-de-barro, e também é ergonômico e funcional, perfeito para o armazenamento de sal grosso ou fino, sem necessidade de tampa, além de ter abertura de bom tamanho para mãos masculinas. 

Redomas de vidro da Mercatto Casa - Feira Rosenbaum Especial Mães
Redomas de vidro - Mercatto Casa

Bloco e kit de vasinhos da Mercatto Casa - Feira Rosenbaum Especial Mães
Bloco e kit de vasinhos - Mercatto Casa

Mercatto Casa: no pequeno espaço da Mercatto, o que me chamou a atenção foi os produtos decorativos em estilo romântico, como os blocos com frases inspiradoras, as redomas de vidro e o kit de vasinhos com suculentas, formando a palavra amor. As irmãs criadoras da marca, Eliana e Márcia, também vendem seus produtos na sua lojinha online.  

Cabideiros e relógio de cuco da HocDie Design - Feira Rosenbaum Especial Mães
Cabideiros e relógio de cuco - HocDie Design

HocDie Design: conversei com a Patrícia Fernandes, uma das sócias da empresa, que me explicou atenciosamente as intenções de algumas de suas criações. Destaque para o cabideiro de caveirinhas com nariz de palhaço que "morreu" de tanto rir, segundo Patrícia, e o relógio de cuco, especialmente repaginado para o século XXI.

Lembrando que selecionei alguns expositores e produtos ligados ao mundo do design de interiores e da decoração, mas como comentei acima, tem outras especialidades participando desta edição da Feira Rosenbaum Especial Mães. Uma curiosidade: além do Marcelo Rosenbaum, que estava em um ambiente reservado, acabei cruzando com a Chris Campos que também estava fazendo uma visitinha à feira! =D

O acesso ao local onde estão os expositores se dá por uma portinha lateral de um sobrado na Rua Cristiano Viana, número 224, no bairro Jardim Paulista. A feira vai até o dia 9 de maio, das 11h às 20h, com entrada gratuita. Dá para saber mais sobre as palestras que rolam por lá à noite e sobre as próximas edições pela página oficial da Feira Rosenbaum

Quer comentar no blog?

Saiba como comentar usando o Disqus com o Facebook

Kindle Amazon

Addthis