sábado, 26 de novembro de 2016

Design de interiores: projeto para cozinha, sala de estar e jantar integradas

Até hoje, um dos projetos mais especiais que fiz como designer de interiores foi para o apê de uma amiga querida. O ponto de partida foi a demolição de uma das paredes do seu apartamento com a intenção de integrar cozinha, sala de estar e jantar, deixando tudo mais amplo e harmonioso. Neste post vou mostrar mais detalhes desse projeto!

Projeto de Carina Pedro em 3D da cozinha, sala de jantar e sala de estar
Projeto em 3D da cozinha/sala de jantar/ sala de estar. 

Para começar este projeto, no lugar da parede demolida, projetei um balcão no mesmo comprimento do sofá já existente e também com a profundidade e altura suficientes para encaixar um armário e dar apoio aos usuários na cozinha. Assim, dividimos os espaços, mas mantemos a integração entre eles. Quem estiver trabalhando na cozinha, por exemplo, pode ver TV e conversar com quem estiver na sala de jantar/estar. Para saber mais, não deixe de ler o meu post sobre ergonomia na bancada de trabalho da cozinha

Na execução desse balcão foi escolhido gesso para fazer a caixa onde seria colocado o móvel planejado, já que havia a necessidade de mais espaço para armazenamento na cozinha. Foi colocado um tampo em pedra natural para criar uma superfície compatível com as funções do ambiente e dois pendentes com luz direcionada para execução de tarefas no balcão. Os pendentes escolhidos também ajudaram na decoração. 

Vista da cozinha com a parede demolida.
Vista da cozinha com a parede demolida.

Vista da cozinha com o projeto do balcão executado.
Vista da cozinha com o projeto do balcão executado.

Estudo preliminar no local da parede demolida.
Estudo preliminar no local da parede demolida.

Vista da cozinha e sala de estar com o projeto do balcão executado.
Vista da cozinha/sala de estar com o projeto do balcão executado. 

Enquanto isso, na sala de jantar, tínhamos uma situação um pouco diferente. Já havia uma mesa bem bacana e quadros dispostos na parede. Minha proposta foi trazer um pouco de cor para demarcar esse cantinho que também pode ser utilizado para trabalho. Tinha pensado inicialmente no verde escuro aplicado na parede para “quebrar” a monotonia do branco e a sensação de confinamento, mas conversando melhor, chegamos a outra cor muito apreciada pela minha amiga, o mostarda, que é um tom quente, elegante e super adequado para a função desse ambiente. 

A opção por essa cor não fugiu da paleta pré-existente no espaço. Havia ali tons de bege e marrom nos móveis e no piso e o verde das plantinhas da varanda, cores que remetem à natureza, que minha amiga tanto gosta, com as quais o mostarda harmoniza super bem. Para não ter dúvidas de que a cor escolhida ia dar certo, foi só comprar uma pequena amostra da cor e testar em um pedacinho da parede. Por fim, para equilibrar a composição, optamos por uma cortina em tom claro e neutro na sala de estar. Se quiser saber mais, leia também meu post sobre uso de cores nas paredes.

teste prévio da cor na parede
Teste prévio da cor na parede. 

Antes e depois da sala de jantar
Antes e depois da sala de jantar. 

Nesse mesmo projeto, ainda escolhemos a cor da tinta para uma das paredes do dormitório e trocamos ideias sobre um closet. Não preciso nem dizer que foi um grande prazer fazer esse trabalho, não só porque foi para uma amiga querida, mas porque fico muito satisfeita toda vez que alguém me pede ajuda, acreditando que o designer de interiores pode transformar o seu ambiente por meio de soluções acessíveis, personalizadas e eficientes.  

Quer comentar no blog?

Saiba como comentar usando o Disqus com o Facebook

Kindle Amazon

Addthis