sábado, 23 de maio de 2015

Design de interiores: uso de cores nas paredes

Durante o último workshop que assisti no Senac - Santos, "Organizando pequenos espaços", percebi várias dúvidas em relação ao uso de cores nas paredes pipocando na plateia. Na verdade, este é um assunto que rende bastante debate não só em eventos, como nos cursos de design, decoração e também nos blogs, já que quem gosta de cor está sempre buscando aproveitar ao máximo o seu potencial transformador nos ambientes.

Pensando sobre essas dúvidas lembrei deste post antigo do blog da Tintas Coral com cinco dicas sobre efeitos nos ambientes. Como achei a ideia didática, utilizei de inspiração para fazer a minha versão aqui no blog. Dá para ver pelas imagens que é possível conseguir efeitos bem diferentes ao pintar uma ou mais paredes do ambiente na mesma cor. Para este post fiz simulações em 3D com a cor laranja que é quente e pode ser utilizada para criar uma atmosfera iluminada e estimulante. Veja só:

cores nas paredes - imagem 1
Pequeno x amplo

1. Começo com o ambiente todo pintado em laranja exceto teto e piso. As paredes pintadas com uma cor quente como o laranja parecem estar mais próximas, diferentemente de uma cor fria que as distanciaria. É uma ideia para quem quer fazer o espaço parecer menor. As demais superfícies permanecem em tons claros para não ficar sufocante. 

2. Na segunda imagem o tom forte de laranja não aparece e a opção por um tom claro deixa o ambiente mais amplo tanto em largura como em altura (pé direito).

cores nas paredes - imagem 2
Largo x estreito

1.  Aqui a sensação de proximidade é criada ao pintar a parede ao fundo de laranja. Sugestão para quem quer encurtar o espaço, como um corredor, por exemplo.  

2. Na segunda imagem a proximidade é criada ao pintar paredes opostas da cor laranja. É uma opção para um ambiente amplo parecer mais estreito sem ficar sufocante.

cores nas paredes - imagem 3
Alto x baixo x cubo 

1. Esta é uma opção interessante para quem quer fazer o pé direito parecer mais baixo. Além do teto pintado de laranja, a parede ao fundo da mesma cor cria uma composição diferente em ambientes quadrados e pequenos. 

2. Outra composição possível para diminuir a sensação de cubo é pintar paredes adjacentes da mesma cor. Apliquei esta proposta no meu quarto e gostei bastante do resultado final. 

As cores tem muitas funções no design de interiores e a de mexer nas proporções dos ambientes é mais uma delas. No blog acabo falando desse tema direta ou indiretamente, quem quiser ler mais, aproveito para relembrar alguns posts: o estilo navy na sala de leitura do Senaca cor Radiant Orchid, por uma casa mais colorida, inspirações para o outono na cor Marsala.

Quer comentar no blog?

Saiba como comentar usando o Disqus com o Facebook

Kindle Amazon

Addthis