terça-feira, 26 de maio de 2015

Profissão: áreas de atuação do designer de interiores - parte II

Na semana passada compartilhei a parte I do post sobre áreas de atuação do designer de interiores. Hoje, dou continuidade ao tema abordando outras áreas possíveis, que considero bem interessantes, mas que não são tão divulgadas. Para escolher a área que vai atuar é importante o designer levar em consideração as afinidades com determinados assuntos que são tratados ao longo do curso e também as necessidades do mercado de trabalho da região onde o profissional está estabelecido. Vamos lá? 

Design de interiores para eventos: o profissional desta área está focado em projetos de festas, como casamentos, por exemplo. Mesmo que uma recepção dure algumas horas é imprescindível planejar o espaço para que tudo aconteça como o esperado. Os tipos de móveis e como estarão dispostos no ambiente, levando em conta a circulação e os diferentes públicos, é um exemplo desse planejamento. Dependendo do tamanho do evento, vários profissionais estarão envolvidos e, neste caso, um bom trabalho em equipe será o diferencial.

Lojas de móveis planejados, revestimentos e iluminação: o profissional desta área está focado em vendas no varejo. No seu dia-a-dia vai se dedicar às diferentes atividades de uma loja do ramo, entre elas, captação de clientes, projeto e pós-venda. Para tanto, deve haver uma afinidade grande do profissional com o tipo de produto comercializado na loja, pois todos os projetos estão relacionados com o mesmo. Também é necessário ter aptidão para utilizar alguns softwares específicos na rotina de trabalho, entre eles, Promob, Sketchup, AutoCAD. Dá para conhecer mais sobre essa área no blog Vida de uma Projetista.

Pesquisa e docência: o profissional desta área está focado na carreira acadêmica. Suas principais atividades estão relacionadas com o desenvolvimento de pesquisas em nível de mestrado e/ou doutorado, com a preparação de aulas e outras tarefas ligadas à rotina escolar, seja em cursos livres, técnicos, de graduação ou pós-graduação em design de interiores e áreas afins. Quem tem aptidão para área também pode se dedicar a ministrar palestras e produzir material didático para os estudantes e profissionais. Uma profissional reconhecida nesse meio que já apareceu aqui no blog é a Miriam Gurgel, palestrante e autora de vários livros sobre design pela Editora Senac.

Revistas e blogs: o profissional desta área está focado em produzir conteúdo para diferentes mídias. Além da tradicional mídia impressa, com a possibilidade de trabalhar para revistas do ramo, existem hoje outras oportunidades bem interessantes na internet para os que querem escrever sobre design de interiores e áreas afins. Nos últimos anos os blogs se transformaram em um desses novos meios de compartilhamento de informações, mantidos por profissionais que não estão necessariamente ligados ao meio editorial, mas que têm habilidade para se comunicar, encontrando na internet uma porta aberta para interagir com um maior número de pessoas. Esta foi minha intenção ao criar o Blog Carina Pedro

Embora este assunto não se esgote em dois posts, minha ideia ao compartilhar algumas áreas de atuação do designer de interiores é contribuir para que as pessoas conheçam cada vez mais a profissão e reconheçam a sua importância. Não deixe de conferir também os posts mais recentes sobre projeto de interiores, do briefing à criação do conceito, do projeto executivo à finalização da obra e sobre como o designer de interiores cobra por seus serviços.

cobertura do blog Carina Pedro do evento da Cerâmica Portinari em São Paulo
Foto: cobrindo o evento da Cerâmica Portinari em São Paulo para o blog Carina Pedro (acervo pessoal). 

Quer comentar no blog?

Saiba como comentar usando o Disqus com o Facebook

Kindle Amazon

Addthis