domingo, 16 de fevereiro de 2014

Livro: dicas para resfriar os ambientes em "Design Passivo", de Miriam Gurgel

Você está sofrendo muito com o calor? Pois é, eu também! Estamos em pleno verão e as altas temperaturas deixam nosso dia-a-dia muito mais difícil! Para ajudar, resolvi compartilhar algumas dicas que aprendi em uma palestra muito boa que assisti no ano passado da arquiteta Miriam Gurgel sobre design passivo.

Para quem ainda não conhece, Miriam Gurgel é autora de diversos livros sobre arquitetura e design de interiores lançados pela Editora Senac. A palestra sobre design passivo no Senac Santos aconteceu por conta do lançamento do seu último livro "Design passivo - baixo consumo energético: guia para conhecer, entender e aplicar os princípios do design passivo em residências" (Editora Senac São Paulo, 2012).

Como a autora mora na Austrália, aproveitei a oportunidade para conhecê-la pessoalmente. Tenho todos os seus livros e sempre recorro a eles para tirar dúvidas. Adorei este último sobre design passivo, pois era um tema que não conhecia muito bem. Entre outras coisas, a arquiteta dá várias dicas para resfriar o ambiente de forma econômica, sustentável e ecológica. Nada mau, né?

capa livro Design Passivo - Miriam Gurgel

Dicas para resfriar os ambientes
Para começar é importante saber que são os ventos da região que moramos que garantem o resfriamento passivo nas nossas casas. As brisas empurram o ar quente para fora do ambiente e também evaporam nosso suor, fazendo com que a gente se sinta mais confortável quando o calor está forte.

Em climas litorâneos, quentes e úmidos, como Santos, as brisas vão do mar para terra durante o dia e da terra para o mar durante a noite. A má notícia? A umidade do ar dificulta a evaporação do suor, tornando difícil o resfriamento do corpo. Vamos ver algumas dicas?

Dica 1 - usar janelas do tipo basculante - Design Passivo - Miriam Gurgel
  • Janelas do tipo basculante, pivotante, maxi-ar e de abrir são as que permitem 100% de ventilação.  Telas protetoras diminuem essa porcentagem. Vidros duplos na janela evitam o superaquecimento.

Dica 2 - abrir janelas e portas pela manhã - Design Passivo - Miriam Gurgel
  • Foto: reprodução / Houzz. Abra as janelas e portas pela manhã ou quando o ar estiver fresco, permitindo que os ventos circulem pela casa. Quando o ar de fora estiver mais quente, deixe tudo fechado.

Dica 3 - usar cortinas longas e cortineiros - Design Passivo - Miriam Gurgel
  • Foto: reprodução/ Etxekodeco. Utilize cortinas longas e cortineiros para evitar que o ar quente entre dentro do ambiente.

Dica 4 - ventilador de teto - Design Passivo - Miriam Gurgel
  • Foto: reprodução/ Houzz. Ventilador de teto é um item fundamental!! Deve estar presente, especialmente, nos cômodos onde o vento é escasso.

Dica 5 - tire obstáculos do caminho dos ventos - Design Passivo - Miriam Gurgel
  • Foto: reprodução/Casa Abril.Tire os obstáculos do caminho dos ventos, tanto os móveis como paredes. Se precisar dividir um ambiente, opte por meias-paredes ou paredes vazadas.

Dica 6 - posicionar móveis para utilizar ventos - Design Passivo - Miriam Gurgel
  • Foto: reprodução/ Houzz. Fique atento se o móvel está bem posicionado no cômodo de modo que ao utilizá-lo o vento passe pelo corpo. Ex.: dependendo do local onde a mesa de trabalho foi colocada poderá sentir mais ou menos conforto.

Dica 7 - proteger piso de cerâmica com tapete - Design Passivo - Miriam Gurgel
  • Foto: reprodução/Etxekodeco. Pisos de cerâmica, pedras, concreto armazenam calor quando o sol bate. Proteja-os com tapetes.

Há outros elementos que influenciam no resfriamento passivo de nossas residências. A construção e seu entorno são super importantes. Quem estiver nesta fase do projeto, não deixe de ler o livro "Design passivo" na íntegra. Vale muito a pena! Se tiver dúvidas e sugestões, é só escrever nos comentários!

Quer comentar no blog?

Saiba como comentar usando o Disqus com o Facebook

Kindle Amazon

Addthis