quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Decoração: lambe-lambe nas paredes

Já ouviu falar de lambe-lambe? Se você nunca ouviu falar, acredite, até certo tempo atrás eu também não sabia direito o que era, na verdade, eu conhecia, mas não associava o nome ao objeto! Entendi melhor quando fiz um curso de cenografia na Escola São Paulo e o projeto interdisciplinar do qual participei tinha como produto final um lambe-lambe.

E o que é um lambe-lambe? Lambe-lambe nada mais é do que um tipo de cartaz de papel comumente utilizado para expressar arte e ideias em postes, paredes, viadutos e outros espaços públicos da cidade. Existe também a produção em série com finalidade propagandística. Hoje em dia, além das ruas, é possível vê-los decorando ambientes comerciais e residenciais. 

instalação dos lambe-lambes no largo do Arouche para o projeto da Escola São Paulo
Foto: Instalação dos lambe-lambes em um tapume de madeira de 2,20 m x 6,0 m no Largo do Arouche para o projeto interdisciplinar da Escola São Paulo. 

Depois de participar desse projeto da Escola São Paulo passei a observar com mais atenção os lambe-lambes pelas ruas e pela internet onde encontrei muitas ideias criativas. Para quem gosta deste tipo de arte urbana o lambe-lambe é uma maneira de levá-la para os interiores comerciais e residenciais.

É comum vermos nesses cartazes artísticos desenhos, imagens, frases motivadoras ou de protesto escritas em diferentes tipos de fontes e cores. Além da arte, o que me chama a atenção é o alto potencial dos lambe-lambes de transformar a decoração dos ambientes sem gastar muito tempo nem dinheiro.

O lambe-lambe é uma ideia muito bacana para quem mora de aluguel, por exemplo, e quer intervir no ambiente sem reformas nem custos altos. Sendo assim prático, podemos inseri-lo entre as dicas de decoração de paredes que compartilhei naquele post de casas e apartamentos alugados.

parede de lambe-lambes clean
Foto: reprodução / Urban Arts. Achei linda essa parede de lambe-lambes e gostei dos tons das cores não serem fortes, deixando a atmosfera mais clean. 

ateliê com lambe-lambes nas paredes
Foto: reprodução / Urban Arts. Um ambiente de criação como um ateliê é um lugar ótimo para encher de lambe-lambes com desenhos ou frases inspiradoras. 

local de trabalho com lambe-lambes reformado pelo programa Decora da GNT
Foto: reprodução / Decora GNT. O episódio "Énóis no Decora" tratava de uma agência-escola de duas jornalistas engajadas de São Paulo. O local de trabalho reformado ficou ainda mais inspirador com os lambe-lambes. 

parede da escada e porta com lambe-lambes na reforma feita pelo programa Decora da GNT
Foto: reprodução / Decora GNT.Adorei a ideia de aproveitar a parede da escada e a porta para instalar os lambe-lambes. 

Sobre a impressão e aplicação do lambe-lambe é possível combinar com a gráfica os dois serviços. No projeto do episódio "Énóis no Decora" o custo da impressão mais instalação dos lambe-lambes foi de R$800 reais. Existem também kits de lambe-lambes artísticos à venda em lojas especializadas. Quem gosta de por a mão na massa pode comprá-los e aplicar nas paredes com uma cola caseira. 

Para fazer a cola caseira li uma receita que mistura polvilho, água e vinagre. É possível também adicionar cola branca líquida com água na proporção 1 para 2 e fazê-la render bastante. Pode aplicar a cola na parede, no verso e na frente do lambe-lambe com aqueles rolinhos de espuma ou pincel. Quem quer mais dicas de preparação da cola e aplicação do lambe-lambe dá uma lida neste post no site do Greenpeace.

Quer comentar no blog?

Saiba como comentar usando o Disqus com o Facebook

Kindle Amazon

Addthis