terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Design de interiores: louças sanitárias escuras em banheiros e lavabos

Em visitas a mostras de design e decoração como a Casa Cor é comum ver tantas informações novas que acabo deixando algumas delas para comentar depois. Preferi fazer um post específico para falar de uma característica comum que encontrei nos projetos de banheiros e lavabos de ambas as mostras: as louças sanitárias escuras

Revendo as fotos da Casa Cor São Paulo 2014 e da Casa Cor Litoral SP 2014 percebi que a opção por assentos, bacias e cubas escuras apareceu em diversos banheiros e lavabos com destaque para o uso do marrom e do preto. Achei essa escolha dos profissionais interessante, pois me lembrei do evento da Cerâmica Portinari, quando a assessora de imprensa da empresa comentou que o revestimento preto não era tão bem aceito entre os brasileiros até pouco tempo atrás. 

Conversei com algumas pessoas sobre lavabos e banheiros mais antigos e também não me recordo da louça sanitária preta ou marrom ser mencionada como cores da moda. Mas como a moda muda de tempos em tempos, a julgar pelas mostras e eventos de fabricantes de revestimentos e louças sanitárias que fui no ano passado, há uma aposta no uso de peças em tons escuros, que deixariam o projeto mais requintado, segundo as descrições dos profissionais. 

Veja algumas imagens de banheiros e lavabos na edição 2014 da Casa Cor São Paulo e Casa Cor Litoral SP

louça sanitária preta no ambiente "Brinquedoteca" - projeto Maite Maiani - Casa Cor São Paulo 2014
Ambiente "Brinquedoteca" - projeto Maite Maiani (Casa Cor São Paulo 2014). Por ser uma brinquedoteca inspirada na caverna do Batman, achei que a louça sanitária preta combinou bem com o conceito do projeto. A bacia quadrada também é um diferencial. 

preto fosco nas louças sanitárias pretas do ambiente "Suíte do Aviador" - projeto Leonardo Nardella e Lêda Nardella - Casa Cor Litoral SP 2014
Ambiente "Suíte do Aviador" - projeto Leonardo Nardella e Lêda Nardella (Casa Cor Litoral SP 2014). No banheiro do aviador o preto fosco das louças sanitárias reforça a atmosfera masculina e refinada. Gostei também da harmonia entre os tons escolhidos para o piso, bancada e parede. 

lavabo preto luxuoso do ambiente "Studio da Blogueira" - projeto Graziela Garavati - Casa Cor Litoral SP 2014
Ambiente "Studio da Blogueira" - projeto Graziela Garavati (Casa Cor Litoral SP 2014). Este é o lavabo do Studio da Blogueira e imagino que a ideia da designer foi criar uma atmosfera fashion e luxuosa inspirada no preto da marca Chanel que aparece em outras partes do projeto. Para um banheiro residencial o contraste de tons nas pastilhas pode se tornar cansativo para o usuário. Detalhe para o papel higiênico na cor rosa! 

banheiro preto, branco e dourado - ambiente "Suíte do Casal" - projeto Carina Fontes - Casa Cor Litoral SP 2014
Ambiente "Suíte do Casal" - projeto Carina Fontes (Casa Cor Litoral SP 2014). Gostei bastante deste banheiro preto, branco e dourado, a composição não ficou pesada nem fria demais. Optar por duas cubas em banheiros espaçosos pode facilitar muito o dia-a-dia do casal. 

bacia preta fosca - ambiente "Suíte do Casal" - projeto Carina Fontes - Casa Cor Litoral SP 2014
Ambiente "Suíte do Casal" - projeto Carina Fontes (Casa Cor Litoral SP 2014). Detalhe da bacia preta fosca e dos acessórios dourados. A paginação de piso complementa a atmosfera sofisticada. 

bacia marrom fosca ambiente - "Lavabo do Morador e Hall Íntimo" - projeto Marcia Debski Casa Cor Litoral SP 2014
Ambiente "Lavabo do Morador e Hall Íntimo" - projeto Marcia Debski (Casa Cor Litoral SP 2014). Neste lavabo os tons acobreados e dourados predominam e a bacia marrom fosca foi uma boa opção. 

cuba escura sobre a bancada com mármore ônix - "Lavabo do Morador e Hall Íntimo" - projeto Marcia Debski Casa Cor Litoral SP 2014
Ambiente "Lavabo do Morador e Hall Íntimo" - projeto Marcia Debski (Casa Cor Litoral SP 2014). Detalhe para cuba sobre a bancada de mármore ônix. O contraste dos tons fortes e fracos torna a composição neutra bem mais interessante. 

Em resumo, a escolha das cores deve ser pautada pela atmosfera que se quer criar no ambiente. No caso de banheiros e lavabos residenciais a escolha das cores deve ser feita com cuidado para que o usuário não se canse muito rápido, já que as reformas podem ficar caras. É bom lembrar que, se o ambiente é pequeno e mal iluminado, os tons escuros podem dar a sensação de um espaço ainda menor e mais escuro. A sujeira fica menos aparente, mas aquela poeira indesejada se revela.  

E você, gosta de louças sanitárias escuras em banheiros e lavabos? Conte aqui nos comentários!!  

Quer comentar no blog?

Saiba como comentar usando o Disqus com o Facebook

Kindle Amazon

Addthis