sábado, 10 de janeiro de 2015

Decoração: minha caneca esmaltada retrô

No ano passado eu estava atrás de uma canequinha para levar na bolsa. A primeira tentativa foi com uma caneca de cerâmica que durou pouco, caiu e quebrou, sem chance de conserto. Continuei minha busca até encontrar um modelo de caneca esmaltada retrô que ganhou meu coração. Aliás, já falei aqui no blog o quanto eu gosto de canecas no post "com quantas canecas se faz uma coleção?".

caneca esmaltada com estampa retrô da marca Vaca & Cia
Caneca esmaltada com estampa retrô da marca Vaca & Cia.

Toda vez que eu via uma canequinha dessas me lembrava daquela simplicidade típica dos objetos utilizados em casas do interior. Há pessoas que se sentem no aconchego da casa dos avós usando objetos assim. Acho que se a lembrança for boa, acaba sendo muito motivante inserir um item desses no seu dia-a-dia.

Deve ser por isso que eu gosto tanto de objetos no estilo retrô e vintage, pois me trazem boas lembranças. Imagina quando vi a linha Zezé na Tok&Stok com itens variados neste estilo: caneca, chaleira, leiteira, marmita! Fiquei encantada, ainda mais pelo fato da coleção ter o nome da minha saudosa tia Zezé, cuja casa (no interior) era a mais arrumada e perfumada que já conheci. 

bule e chaleira da linha Zezé da Tok&Stok
Bule e chaleira esmaltadas da linha Zezé da Tok&Stok.

canecas, açucareiros e marmitas da linha Zezé da Tok&Stok
Canecas, açucareiros e marmitas esmaltadas da linha Zezé da Tok&Stok.

Outra descoberta interessante foi encontrar duas canecas esmaltadas da companhia Lloyd Real Hollandez na exposição do Museu da Imigração. No começo do século XX vapores da companhia holandesa trouxeram muitos imigrantes para o Brasil, que desembarcaram nos portos de Santos e Rio de Janeiro. Os objetos utilizados nas refeições a bordo, como as canecas, eram produzidos em série para uso dos passageiros. Estas duas são vestígios dessa época: 

canecas de metal esmaltadas da companhia Llody Real Hollandez no acervo do Museu da Imigração
Canecas de metal esmaltadas da companhia Lloyd Real Hollandez, acervo do Museu da Imigração

Fotos: Canecas de metal esmaltadas (acervo pessoal)

E como é o uso da caneca na prática? 

Segundo as descrições técnicas que investiguei as canecas fabricadas nos dias de hoje são feitas de aço ou alumínio esmaltado, também conhecidas como canecas "de ágata". Há também informações de que o esmalte utilizado nas peças fabricadas antes dos anos 80 podia transmitir elementos tóxicos para os alimentos. 

O esmalte aplicado na superfície pode prolongar a retenção do calor, dependendo do número de camadas, contudo, os metais são bom condutores e a alça da minha caneca fica muito quente por alguns minutos, por isso é bem difícil segurá-la assim que o café é colocado. Tem o lado bom de ser super leve, fácil de transportar, lavar e não quebrar como a cerâmica, mas no meu caso prefiro utilizá-la para bebidas frias.

Como comentei acima, encontrei outros utensílios domésticos nessa linha retrô como bules, leiteiras, chaleiras, marmitas e panelas. Para não nos restringirmos ao uso comum dessas peças como recipiente para alimentos, que tal utilizá-las na decoração? Veja algumas inspirações:

bule azul vira um vaso de flores - Pinterest
Foto: reprodução / Pinterest. Que tal fazer o bule azul virar um vaso de flores? O contraste das cores é lindo!  

canecas de metal transformadas em luminárias
Foto: reprodução / Pinterest. Esta ideia é daquelas ousadas de dar um uso inusitado para o objeto, no caso, canecas transformadas em luminárias. Imagina essa ideia em um local de tomar café, eu aprovo! 

nichos de canecas esmaltadas para colocar paninhos, guardanapos e ainda aproveitando a alça para pendurá-los
Foto: reprodução / Pinterest. Adorei os pequenos nichos de canecas esmaltadas para colocar paninhos, guardanapos e ainda aproveitando a alça para pendurá-los. Pode ser útil em um local de preparação de alimentos e refeições. 

Quer comentar no blog?

Saiba como comentar usando o Disqus com o Facebook

Kindle Amazon

Addthis