quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Museu: visita ao Museu Pelé, Santos-SP

Um dos museus que eu queria visitar na minha cidade, Santos, era o Museu Pelé, inaugurado em 2014. Minha curiosidade maior era ver o antigo edifício do largo Monte Alegre no bairro do Valongo reconstruído. Em outros tempos, ele estava em ruínas e abandonado, uma imagem triste e distante do que eu via nas fotografias históricas do local. 

edifício do largo Monte Alegre no ano de 1900, onde atualmente está o Museu Pelé
Foto antiga (1900) do edifício do largo Monte Alegre, onde atualmente está o Museu Pelé. 

Este foi um edifício comercial importante no centro de Santos durante décadas. Vários escritórios estiveram por lá trabalhando nos negócios de importação e exportação. Foi construído para fins comerciais em frente à estação de ferro São Paulo Railway, na segunda metade do século XIX, período histórico conhecido como o auge da economia cafeeira, quando porto e cidade passavam por intensas transformações. Mais recentemente, por conta de uma sucessão de incêndios, o edifício foi se deteriorando a ponto de restar apenas as paredes em ruínas.

Foi a partir dessas paredes sobreviventes que começou o processo de restauração. O levantamento do que restou da edificação junto às fotografias antigas foram essenciais para o projeto de reconstrução das paredes externas e dos demais elementos arquitetônicos em cuja reforma se preservou o estilo neoclássico original. Já os interiores do edifício, que era composto por três pavimentos com corredores e salas comerciais, foram repensados em um novo projeto adequado ao Museu Pelé e seu público. 

fotos das obras de restauração do edifício onde está o Museu Pelé - Santos / SP
Fotos das obras de restauração do edifício onde está o Museu Pelé. Veja na primeira foto (canto superior esquerdo) o edifício em ruínas. Impressionante!

Sobre a exposição, quem visitar o Museu Pelé, poderá rever momentos importantes da carreira futebolística do jogador, como suas participações nas Copas do Mundo, por meio de objetos de época, fotografias e vídeos. Preste atenção na réplica de Pelé (de cera e em tamanho real!), no troféu Bola de Ouro da FIFA, na réplica do troféu Jules Rimet e na TV verde e amarela, presente de JK aos campeões do mundo de 58. 

A parte interativa da exposição também é bem interessante ao recriar cenários do futebol. Você pode chutar uma bola em gol, driblar adversários, descobrir se é tão veloz quanto Pelé numa arrancada, assistir ao diálogo dos jogadores no vestiário e à entrada em campo na final da Copa de 70. Ao final do passeio vale tomar um cafezinho bem saboroso na parte central do edifício. 

exposição do Museu Pelé - tv verde e amarela de 58, réplica do troféu Jules Rimet, troféu Bola de Ouro da FIFA e boneco réplica de Pelé.
Objetos em exposição: TV verde e amarela, presente de JK aos campeões do mundo de 58, réplica do troféu Jules Rimet, troféu Bola de Ouro da FIFA e réplica de Pelé (de cera em tamanho real).

interiores do Museu Pelé com mezaninos conectados por rampas laterais
Interior do Museu Pelé com mezaninos conectados por rampas laterais com vistas para todos os pavimentos. 

exterior restaurado do edifício do largo Monte Alegre (abriga hoje o Museu Pelé)
Exterior restaurado do edifício do largo Monte Alegre que hoje abriga o Museu Pelé no bairro do Valongo em Santos. 

Fotos: Museu Pelé, Santos / SP (acervo pessoal)

Endereço:
Largo Marquês de Monte Alegre s/n (Antiga Rua São Bento, 392), Valongo - Santos / SP

Horário de funcionamento:
De terça a domingo, inclusive feriados, das 10h às 18h.

Ingresso:
R$18 / R$9 (meia-entrada). Valor especial nas terças-feiras: meia-entrada para todos.


Mais informações no site oficial:

Quer comentar no blog?

Saiba como comentar usando o Disqus com o Facebook

Kindle Amazon

Addthis