quinta-feira, 15 de maio de 2014

Design de interiores: apartamentos e casas alugadas

Outro dia, conversando com uma amiga, surgiu o assunto sobre como decorar apartamentos ou casas alugadas. Ela me contou que sua vontade era investir em uma casa própria para ter mais ânimo de decorar. Fiquei pensando sobre isso e achei legal compartilhar algumas ideias, pois esta questão pode estar na cabeça de outras pessoas também. 

A primeira coisa que me lembrei foi da conversa que tive com a Chris Campos no encontro com seus leitores no ano passado. Para quem ainda não leu o post sobre o evento com a Chris Campos, ela nos contou que já fez pequenas reformas com bom custo x benefício para o tempo em que viveria de aluguel. Deu a dica de usar a pintura para renovar os ambientes e, para quem quer projetar móveis, optar pelos que podem ser desmembrados e adaptados aos novos espaços.

Concordo com todas as dicas da Chris Campos. Também acredito que é possível fazermos um projeto de interiores e decorarmos nossa casa de aluguel. Claro que tudo começa com a escolha do local, verificando sistema elétrico e hidráulico, observando bem os revestimentos, as louças e outros itens de banheiros, cozinha, lavanderia e os armários embutidos, que devem estar em bom estado. Com isso tudo ok, já podemos pensar nos móveis, iluminação, paredes e objetos decorativos.

Vamos conferir mais algumas dicas?

Móveis: móveis flexíveis que se encaixam em diferentes espaços é uma boa dica. Por exemplo, uma mesa que dobra de tamanho ou que pode assumir diferentes funções na casa. Outra dica é escolher peças de design bacana, como a cadeira Panton, que é empilhável e leve de carregar para lá e pra cá. Garimpar móveis usados e dar uma repaginada também é bem legal.

móvel usado para casa - Revista Casa e Jardim
Foto: reprodução / Revista Casa e Jardim. Que tal escolher um móvel usado da sua família para dar aquela repaginada?

Iluminação: pendentes, arandelas e abajures são ótimos para dar aquele efeito decorativo diferente nos ambientes. Lembrando que um não exclui o outro, pelo contrário, para iluminar bem, o ideal é ter vários pontos de luz no mesmo espaço.

abajures - Expolux 2014
Foto: Expolux (acervo pessoal). Muita gente se esquece dos abajures, mas eles fazem falta na hora de criar uma atmosfera mais intimista.

Paredes: as marcas de tintas oferecem uma infinidade de cores e texturas para as paredes. Adesivos e papel parede também podem ser opções bacanas. Combinando com a iluminação e com outros itens decorativos, como pinturas, fotografias ou quadros, as paredes da sua casa alugada vão ficar incríveis.

tinta lousa - Decora
Foto: reprodução / Decora. Adoro tinta lousa, acho que cai bem em diversos ambientes da casa. Já até escrevi um post com mais informações sobre a tinta lousa

Objetos decorativos: aqui eu incluo de tudo um pouco, desde vasos de plantas que podem ser artificiais até almofadas, tapetes e cortinas que não podem faltar na hora de deixar a casa mais confortável e bonita. Roupa de cama, mesa e banho também merecem atenção, pois fazem uma grande diferença na decoração dos ambientes.

móveis que podem ser facilmente deslocados - Minha Casa, Editora Abril
Foto: reprodução / Minha Casa. Este ambiente tem muitas inspirações: móveis que podem ser facilmente deslocados, como mesinhas, pufes e os nichos da parede, uma luminária de chão estilosa e um abajur colorido, paredes decoradas com quadros e adesivo, almofadas com estampas marcantes.

Um dos grandes receios de quem mora de aluguel é gastar muito dinheiro em um lugar que não é seu. Mas isso é um engano. Se você pensar direitinho no projeto da sua casa alugada, vai ver que a maioria das coisas que entrou junto com você pode ser levada em uma mudança de endereço. O que fica, ou já estava ali anteriormente, ou por ter tido um ótimo custo-benefício, não tem nenhum problema em deixar pra trás, como é o caso da pintura das paredes.

Tem alguma opinião, dúvida ou sugestão? Escreva nos comentários. Quer ler um pouco mais sobre o evento com a Chris Campos, cadeira Panton, almofadas na decoração ou outros assuntos citados? É só clicar nos itens destacados em laranja.

Quer comentar no blog?

Saiba como comentar usando o Disqus com o Facebook

Kindle Amazon

Addthis