quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Decoração: dicas e inspirações de quadros nas paredes

Decorar as paredes é algo que realmente faz a diferença! Pinturas, desenhos, fotografias podem entrar por último no ambiente, mas quase sempre os quadros são os primeiros a serem notados, ainda mais se fazem uma composição interessante.

Já li várias dicas em livros e blogs sobre como distribuir e combinar quadros na parede. Acho que a dica clássica é aquela que nos aconselha a colocar primeiro no chão o que queremos pendurar e, só depois que a combinação ficar legal, penduramos na parede.

Também existem algumas regrinhas para as medidas, por exemplo, para que possamos contemplar bem a imagem, o ideal é que ela esteja a cerca de 1,30 cm do chão. Quando os quadros estiverem na parede onde está encostado o sofá, temos que levar em conta a altura de um adulto sentado, que pode variar entre 85 e 95 cm, aproximadamente. Então, se o encosto do sofá tiver cerca de 60 cm, o ideal é que o quadro seja colocado a uma altura de 40 cm.

Também podemos levar em conta na hora de fazer as composições o assunto e a técnica utilizada. As fotografias de família são mais adequadas para os ambientes privados da casa, como quartos de dormir, corredores ou salas de TV. Se quiser destacar uma técnica como o pastel, por exemplo, o mais indicado é não misturá-la com outros tipos de arte, como pintura à óleo, gravuras, etc.

Vamos ver alguns exemplos?

quadros com composição neutra - fotos P&B e molduras brancas
Foto: reprodução/ Houzz. Duas escolhas certeiras: fotos da família em um quarto de dormir e uma composição neutra com fotos P&B e molduras brancas. 

composição ousada de quadros de uma sala
Foto: reprodução/ Houzz. Esta é uma composição para quem não quer saber de regras. Uma super mistura que pode causar estranhamento ou admiração pela ousadia. 

composição com quadros de florais no banheiro
Foto: reprodução/ Houzz. Não encontramos facilmente quadros em banheiros, mas não ficou linda esta parede? Muito delicado este tipo de representação floral! Não temos como medir, mas aparentemente a primeira linha dos quadros está a cerca de 90 cm do chão, como comentei acima.

composição de quadros iluminada por spots
Foto: reprodução/ Etxkodeco. Gostei muito das fotografias e molduras. Veja que houve uma preocupação em iluminar a composição com spots. Será que o móvel branco é um banco ou aparador? Neste caso, a única função possível é a de aparador, pois não há como sentar confortavelmente com os quadros tão próximos.  

corredor com quadros destacados por uma iluminação de efeito (embutida)
Foto: reprodução/ Houzz. O corredor da área íntima pode se transformar em uma verdadeira galeria com diversas fotos de momentos especiais da família. Também há uma iluminação de efeito (embutida) destacando as fotografias. Moldura com vidro anti-reflexo é a melhor nesses casos. 

composição de quadros no cantinho da casa
Foto: reprodução/ Apartment Therapy. Composição fofa naquele cantinho meio sem graça!

parede e molduras escuras realçam as imagens dos quadros
Foto: reprodução/ Apartment Therapy. Gostei da parede escura ressaltando as imagens coloridas. A moldura do mesmo tom "desaparece" na parede. 

parede rústica com quadros de imagens urbanas
Foto: "quarto do rapaz", projeto Karla Guisande na Santos Arquidecor (acervo pessoal). Uma bela mistura de parede rústica e imagens super urbanas. 

quadros simulando o trajeto irregular de um rio
Foto: reprodução/ Casa Vogue. Segundo a descrição do projeto a proposta era dispor as molduras e fotografias simulando o trajeto irregular de um rio. Achei a ideia bem legal e nada óbvia!  

parede em tom neutro para destacar os quadros
Foto: reprodução/ Etxekodeco. Aqui tudo bem combinado e alinhado! Parede em tom neutro para destacar o colorido dos posters. 

Não sabe por onde começar? O primeiro passo é escolher a arte que mais gosta e depois pensar no lugar onde vai colocá-la e nas composições possíveis. Lembrando que esta também pode ser uma forma de renovar o ambiente sem gastar muito. Com o olhar atento você pode garimpar muita coisa bacana por aí, como essas ilustrações de Paraty que custaram bem pouco.

quadros com ilustrações da cidade de Paraty - RJ
Foto: ilustrações de Paraty que custaram cerca dez reais! (acervo pessoal)

Quer comentar no blog?

Saiba como comentar usando o Disqus com o Facebook

Kindle Amazon

Addthis