sábado, 17 de dezembro de 2016

Encontro de Criadores e Sextarte de final de ano!

Nesta época do ano, tão cheia de festas, confraternizações e amigos secretos, encontrar presentes que valham a pena pode se tornar um verdadeiro desafio. Descobri nos eventos da economia criativa uma oportunidade para comprar produtos especiais, tornando o ato de presentear muito mais divertido. Agora em dezembro (2016), fui a dois eventos em Santos, Encontro de Criadores e Sextarte, onde encontrei muitas marcas legais de roupas, acessórios e decoração, para compartilhar neste post. 

O Encontro de Criadores é um evento que acontece em Santos e sobre o qual já falei no blog. Nesta edição de dezembro, no centro histórico da cidade, revisitei estandes de marcas queridas, como a Baba de Moças, Objeto Cerâmico por Bárbara Anderáos e a Cavallo Dewers, que falei no outro post. Como todo evento tem novidade, dessa vez, pude conhecer novas marcas e fazer uma oficina de azulejo artesanal.  

Uma semana depois, fui ao Sextarte, evento promovido pela Oficina 44, um coletivo de artistas e artesãos, que utilizam uma casa antiga, localizada no bairro do Boqueirão, em Santos, para produzirem e apresentarem seus trabalhos. De tempos em tempos, o espaço é aberto para mais pessoas mostrarem suas criações, fazerem exposições e venderem seus produtos. Foi o caso do evento desse final de ano, com muita gente talentosa, produtos bem legais à venda e música boa.

Arara de roupas da Bia que fez no Sextarte
Arara de roupas da Bia que fez no Sextarte.

Roupas e acessórios

"Bia que fez" é uma marca de roupas das mais encantadoras que conheci no Encontro de Criadores e depois pude revisitar no Sextarte. Não somente pelas roupas, mas especialmente pela Bia, uma menina doce, simpática e com muito conhecimento sobre moda. Ela cria as peças, escolhe os tecidos naturais, como algodão e linho, costura e vende peça a peça com muito cuidado, dando dicas de estilo sob medida para o cliente. Vale muito a pena conhecê-la! 

"No Mundo da Moon" podemos encontrar coleções de camisetas, regatas, babylooks, com frases marcantes, ligadas ao universo da música, do rock, muito confortáveis e ótimo caimento. No Encontro de Criadores, conversei com uma das criadoras da marca, a Mariela, que me deu dicas de como usar uma de suas regatas descoladas. Quem se interessar pode comprar pelo site da marca. 

A "Soul Ser", que também marcou presença no Encontro de Criadores, é uma marca bem legal de camisetas e regatas feitas com algodão orgânico, tecidos de reuso, de forma artesanal e preocupada com a saúde do planeta. Assim como a Moon, a marca foi criada por duas irmãs que espalham energia boa por aí com frases do tipo “empodere-se”, “love madre terra”, “calma”, “namastê”, impressas nas camisetas.

A "Vis Design" trouxe para o Encontro acessórios com matéria prima diferenciada, pedras nacionais e estrangeiras, como a mexicana bornita, de um furta-cor incrível. Descobri recentemente, por meio de uma análise de cores, que meu metal é prata. Para dar aquela finalizada no look, entre vários acessórios, fiquei encantada com um dos braceletes da marca banhado com esse material. 

Adesivos da Clact decoração criativa no Sextarte
Adesivos da Clact decoração criativa no Sextarte.

Decoração

Entre os estandes voltados para o mundo da decoração, no Encontro de Criadores e no Sextarte, adorei conhecer a "Clact" e sua criadora, uma baiana cheia de talento, que cria adesivos divertidos para transformar a casa, os móveis ou o que quisermos que fique mais alegre. A Saiene me contou que, procurando alternativas para decorar seu espaço, encontrou nos adesivos uma solução acessível. Se você gostou dessa ideia é só procurá-la nas redes sociais como @clactdecoracaocriativa.

A Kelly Alonso Braga também mostrou no Encontro de Criadores suas aptidões para desenhar, pintar e bordar, literalmente! Seus quadrinhos de casais, unidos por uma linha, de coração a coração, fizeram o maior sucesso no meu Instagram. Kelly me contou sobre alguns cursos que fez no Sesc para aprimorar seu processo criativo e até me incentivou a desenhar mais. Pode deixar, Kelly! 

O "Ateliê Guapuru", cuja criadora Anna Paula, pude conhecer no Sextarte, tem uma proposta super bacana para decoração. Com o reaproveitamento de materiais e uma mão muito habilidosa, a arquiteta cria abajures com plafons antiguinhos e base de concreto, almofadas redondas com tecidos lisos e estampados (alguns por ela mesma), além de pôsteres autorais, de tamanho A4, com desenhos e fotografias em preto e branco de cenas urbanas. 

Peças de cerâmica e porcelana da Bárbara Anderáos no Sextarte
Peças de cerâmica e porcelana da Bárbara Anderáos no Sextarte. 

No Encontro de Criadores tive a oportunidade de fazer um azulejinho artesanal na oficina ministrada pela ceramista Bárbara Anderáos, que nos deu uma breve explicação sobre as diferentes fases da argila e alguns instrumentos de trabalho para modelá-la. Na ocasião, optei por fazer desenhos e texturas em baixo relevo, mas também seria possível trabalhar com alto relevo. Depois de pronto, levamos os azulejos para casa e deixamos secar. A finalização só poderá ser feita em altas temperaturas no forno do ateliê da Bárbara, que está localizado na Oficina 44, onde aconteceu o Sextarte.

Quer ver mais imagens, vídeos e encontrar os perfis dessas marcas? Confira minhas publicações no Instagram e no Snapchat! 

Quer comentar no blog?

Saiba como comentar usando o Disqus com o Facebook

Kindle Amazon

Addthis