terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Design de interiores: o cronograma da obra

Em tempo de urgências esperar uma obra ser executada pode causar estresse e frustração. Aquele sonho de transformar o espaço vira um pesadelo que parece não ter fim. Então, se queremos reformar, como podemos nos preparar para esse período de mudanças?

exemplo de cronograma de obra em design de interiores
Exemplo de cronograma da obra.
Fazer um cronograma da obra facilita todo o processo. Temos uma estimativa do tempo que cada fase da reforma vai durar e, por consequência, uma previsão do tempo que levará para tudo ficar pronto. Assim podemos nos programar para viver esse período com mais tranquilidade.

Há projetos e projetos, de complexidades diferentes, cujo tempo de elaboração e execução pode variar bastante. Imaginando que nosso projeto de interiores seja modificar o ambiente por completo, podemos inserir as seguintes fases no nosso cronograma de obra:

1. Fase do "quebra-quebra": demolição, troca de revestimento nas paredes e no piso, mudanças de pontos elétricos e hidráulicos. Muitos dos materiais para essa fase da obra são encontrados à pronta entrega, porém é preciso confirmar essa informação  nas lojas e inserir no cronograma, assim como a disponibilidade dos profissionais envolvidos, como pedreiros e eletricistas.

2. Fase da iluminação: aplicação de gesso, pintura, instalação da iluminação. Aqui também é possível encontrar os materiais à pronta entrega nas lojas do ramo. Se for uma iluminação especial, é preciso consultar o prazo de entrega com o fornecedor, assim como a disponibilidade da mão de obra para fazer a instalação.  

2. Fase do mobiliário: tanto móveis planejados como convencionais podem ter prazos de projeto e entrega mais estendidos, levando alguns meses para ficarem prontos. Por isso é importante verificar nas lojas e marcenarias a previsão de entrega e montagem. Se for o caso, o acerto com os prestadores de serviço do ramo pode ser feito na fase anterior.

3. Fase da decoração: chegar a esta fase significa estar com a obra praticamente concluída. Decoração inclui objetos e outros detalhes que ajudam a personalizar o espaço e a organizá-lo. Aquela cereja do bolo que só entra em cena na finalização da obra e que também pode envolver outros profissionais, como o personal organizer. Também é importante inserir esta fase no cronograma para saber quando o espaço vai estar pronto.

Montar um cronograma para gerenciar as diferentes fases de uma obra pode evidenciar que o período de execução tomará mais tempo do que o esperado. Por outro lado, é importante trabalhar com prazos reais, que nos permitam planejar o nosso tempo, evitando aquela ansiedade excessiva que só atrapalha a transformar sonhos em realidade.

Quer comentar no blog?

Saiba como comentar usando o Disqus com o Facebook

Kindle Amazon

Addthis