terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Livro: "Criativo e empreendedor, sim senhor!" de Rafa Cappai

Hoje vou falar de um livro ótimo para quem está querendo empreender, mas está precisando de uma boa injeção de ânimo: "Criativo e empreendedor, sim senhor!" da Rafa Cappai, que é a criadora do Espaçonave, ministra cursos online, palestras e mentorias para os interessados em fazer sua ideia de negócio sair do papel. Neste post vou comentar alguns trechos do seu livro.

Livro Criativo e empreendedor, sim senhor! de Rafa Cappai
Livro Criativo e empreendedor, sim senhor! de Rafa Cappai.

Há algum tempo acompanho o trabalho da Rafa nas redes sociais e achei seu livro tão envolvente quanto seu conteúdo na internet. Com um texto descontraído, Rafa consegue nos motivar por meio da sua própria experiência como empreendedora, ao desconstruir certas ideias equivocadas sobre trabalho tradicional x trabalho criativo, ao explicar a economia criativa e ao dar referências de autores para quem quiser se aprofundar no assunto.  

Já gostei que logo de início a autora nos alerta para a "montanha-russa" que é empreender e como é possível num dia nos sentirmos cheios de energia e no outro bem frustrados, pensando em desistir de tudo. Como Rafa ressalta, mesmo sendo um processo de altos e baixos, empreender vale a pena quando descobrimos ser este o caminho para entregar o nosso melhor para o mundo com amor e comprometimento.

Sobre saber se estamos no caminho certo, Rafa nos dá algumas pistas no sentido do autoconhecimento, entre elas, prestar atenção, antes de tudo, no estilo de vida que gostaríamos de ter, para então investir num trabalho que combine com ele. Experimentar e observar se essa atividade é o que realmente cria uma energia interna capaz de nos movimentar em direção aos nossos objetivos. 

Quando você já sabe o que ama fazer e o que faz de melhor, aí é preciso ter foco e estruturar o seu negócio, unindo o lado criativo e o lado empreendedor. A autora nos lembra a importância da dedicação que se emprega nesse processo, da rotina e da constância para fazer com que um trabalho bem feito se torne também um trabalho remunerado, que possa efetivamente garantir nosso sustento.

Finalmente, mesmo que seja de uma maneira imperfeita e incompleta, chega uma hora que precisamos nos lançar para o mundo, nos testar e aperfeiçoar o trabalho com o feedback do público. A dica da Rafa é começar, mesmo que com um certo improviso, porque enquanto ficamos esperando o momento perfeito, podemos deixar passar ótimas oportunidades de aprendizado.

Quer comentar no blog?

Saiba como comentar usando o Disqus com o Facebook

Kindle Amazon

Addthis