quinta-feira, 13 de abril de 2017

Evento: "Ô lá em casa" oficina com Paulo Biacchi

Acompanho o designer Paulo Biacchi há um tempinho pelo Youtube e no Decora. Por ter me tornado fã do seu trabalho não podia perder a oportunidade de participar da sua oficina na escola Perestroika, unidade São Paulo, em parceria com o canal GNT. Foi tudo de bom! Muita mão na massa, sem deixar de passar informações técnicas para continuarmos exercitando a criatividade pela vida afora. Vou contar mais no post de hoje!

Paulo Biacchi na oficina "Ô lá em casa" - blog Carina Pedro
Paulo Biacchi na oficina "Ô lá em casa".

Antes de começar a oficina, marcada para as 14h, aconteceu uma espécie de esquenta com comidinhas e bebidas oferecidas pela escola Perestroika. Aproveitamos para conhecer os colegas de curso e o Paulo Biacchi. Esse jeito de recepcionar foi bem legal e a escola é um local bem agradável com mesas e telões para as aulas em uma área fechada e uma outra área aberta e apropriada para executar a pintura das peças que fizemos.

Paulo Biacchi fez uma breve apresentação da sua trajetória até aqui, mostrou algumas peças cheias de história que desenvolveu pela sua marca Fetiche Design  e nos fez refletir sobre o exercício da criatividade. Paulo e seu irmão viveram uma linda história de superação na infância, o que o fez experimentar desde muito cedo a liberdade criativa. O designer nos instigou a fazer o mesmo, em qualquer fase da vida, vale olhar o potencial dos objetos ao nosso redor, prestando atenção na cor, estilo e material, tentando criar algo novo por meio do reuso e da apropriação de materiais.

Cano de PVC torcido se transformando em luminária usado por Paulo Biacchi - blog Carina Pedro
Cano de PVC torcido se transformando em luminária.

No dia da oficina, Paulo nos deu as instruções para executar dois projetos de objetos com uma pegada industrial bem bacana. No primeiro projeto utilizamos canos de PVC para criar uma luminária. As ferramentas foram: serrote, lixas, tinta spray e o calor do fogo. O mais legal foi observar a transformação estética quando conseguimos torcer o cano após o aquecimento do material. É incrível como algo tão simples pode dar um efeito surpreendente. Paulo nos deu as dicas de como pintar com tinta spray e recebemos o fio e a lâmpada para finalizar o produto em casa.   

O segundo projeto foi ainda mais simples! Utilizando argamassa multiuso, água e moldes de plástico, criamos peças de decoração de cimento. Paulo fez a mistura da argamassa com água e nos mostrou o ponto certo para utilizá-la nos moldes. Na verdade, esses moldes podem ser bacias, potes de plástico, sacolas, bolinhas de piscina e o que mais a imaginação permitir!! Eu fui de bolinha de piscina para fazer um cabideiro, umas das criações mais conhecidas do Paulo. Outros colegas fizeram vasinhos com potes de plástico e até um "hang loose" rolou com um luva descartável. Depois de escolhido o molde e aplicada a massa é só deixar secando por 48 horas e desenformar.

Pintura das luminárias de cano PVC na oficina com Paulo Biacchi - blog Carina Pedro
Pintura das luminárias de cano PVC.

Eu, Carina Pedro, e Paulo Biacchi na Perestroika-SP - blog Carina Pedro
Eu, Carina Pedro, e Paulo Biacchi na Perestroika-SP.

E o que eu levei dessa oficina incrível que aconteceu nesse último domingo? Todas as peças que fizemos lá para decorar a casa, mas principalmente as dicas preciosas do Paulo! Saí certa de que posso exercitar a criatividade e as habilidades manuais sempre que possível, sem medo de dar errado, pois isso acontece e tudo bem! Olhar sempre com cuidado para os objetos e tentar enxergar neles novas configurações e formas de uso, começar copiando as boas ideias, observar o que for interessante ao meu redor e usar como inspiração para criar algo diferente. Aliás, os tutoriais  do canal "Tente isso em casa" no Youtube, criado pelo Paulo Biacchi, é um ótimo começo para quem quer colocar a mão na massa!

Quer comentar no blog?

Saiba como comentar usando o Disqus com o Facebook

Kindle Amazon

Addthis