sexta-feira, 7 de abril de 2017

Design de móveis: o que precisamos saber sobre berços

Depois de um tempo trabalhando com berços a gente percebe que este não é um móvel comum. Ok, já sabemos que é ali que o bebê vai dormir por alguns anos, mas existem vários elementos que o diferenciam de uma cama comum e que acabam gerando dúvidas na hora de escolher um modelo. No post de hoje vou compartilhar algumas características técnicas desse móvel tão especial.

Berço linha FIT com lateral de tela (Idea Kids) - blog Carina Pedro
Berço linha FIT com lateral de tela (Idea Kids).

Grades: esse é um componente que sempre gera dúvida no quesito mobilidade. Até pouco tempo atrás era possível ter uma grade móvel no berço, garantindo que o adulto fizesse pelo lado de fora do berço o movimento de subir e descer a grade. O Inmetro solicitou mudanças no design e as fábricas estão desenvolvendo berços apenas com grades fixas. Além das grades convencionais, podemos encontrar também laterais feitas de tela e de acrílico.

Estrado: berços possuem estrado de madeira com regulagens de altura. Cada altura corresponde a uma fase do desenvolvimento do bebê. Quando recém nascido, utiliza-se a posição mais alta do estrado. Conforme vai crescendo, por segurança, deve-se utilizar o estrado nas posições mais baixas, até o momento de tirar as grades e transformar o berço em cama. Há também modelos com estrado antirrefluxo, o que garante a inclinação, caso o bebê precise.

Berço multifuncional linha Encanto (Sleeper) - blog Carina Pedro
Berço multifuncional linha Encanto (Sleeper).

Cabeceiras: elas podem seguir a mesma altura das grades laterais ou serem mais altas, de acordo com o design do berço. Na transformação do berço em caminha, elas permanecem na mesma posição ou são ajustadas, sendo que a configuração final vai depender do modelo escolhido. Nessa fase, o estrado precisa ser regulado na posição mais baixa e pelo menos uma das laterais deve ser retirada.

Dimensões: costuma-se classificar "padrão americano" os berços que utilizam colchões de 1,30 x 0,70m. Já as dimensões externas podem variar de acordo com o design do móvel. Em média, os berços podem variar entre 1,35 x 0,76m para berços convencionais e 2,0 x 0,90m para berços multifuncionais com cama de solteiro e cômoda acoplada.

Berço linha Retrô azul Tiffany (Quater) - blog Carina Pedro
Berço linha Retrô azul Tiffany (Quater).

Materiais e cores: existem no mercado berços feitos de MDF e de madeira maciça. O acabamento colorido ou branco é feito em laca fosca, acetinada ou brilho. As tintas não são tóxicas e as cores variam dos tons pastéis aos mais pigmentados.

Estilos: um dos estilos em alta são os berços retrô, que vem com os queridinhos pés palitos dos anos 50/60. Há também modelos  clássicos com inspiração no estilo francês do Rei Luis XV, ornamentado com arabescos, linhas curvas nas cabeceiras e pés. E os berços contemporâneos em linhas retas com rodízios.  

Berço linha Imperial (Divicar) - blog Carina Pedro
Berço linha Imperial (Divicar).

A boa notícia é que existem várias fábricas de berços no Brasil. Coloquei algumas delas nas legendas das fotos. Outra coisa é que não existe regra para o tempo de uso de um berço, podemos dizer que a criança utilizaria até uns 3/4 anos, mas isso depende de vários fatores.

Aliás, você se lembra de como era o seu bercinho? Eu tenho algumas lembranças do meu, não sei se são reais ou se tem um pouco de imaginação, só sei que à minha cabeça sempre vem um berço em tom de madeira escuro e de grades mais arredondadas.

Quer comentar no blog?

Saiba como comentar usando o Disqus com o Facebook

Kindle Amazon

Addthis