segunda-feira, 27 de março de 2017

Decoração: 5 dicas para uso de papel de parede

Um dos itens mais conhecidos do universo decorativo, com potencial para transformar o ambiente de forma rápida, é o velho e bom papel de parede! Tenho trabalhado bastante com esse material em projetos de interiores e venho registrando algumas informações interessantes para compartilhar no blog. Segue uma listinha com 5 dicas básicas para quem quer usar papel de parede na decoração:

álbum de papel de parede "Diplomata" da Bobinex - blog Carina Pedro
Álbum de papel de parede "Diplomata" da Bobinex. 

1. Existem no nosso mercado álbuns de papel de parede importados e nacionais. O nacional tem preços bem atrativos, com boa variedade e qualidade. A marca nacional mais conhecida é a Bobinex, que está no mercado desde os anos 60

2. Papel de parede pode ser do tipo lavável e do tipo não lavável, o que significa que alguns poderão ser limpos com pano úmido e outros não. A escolha para o projeto deve levar em conta o local onde queremos aplica-lo e o tempo que queremos que dure.

3. No momento de escolher o local de aplicação do papel de parede é preciso ficar atento a paredes com infiltrações, torneiras e janelas próximas. O papel pode estragar caso aconteça um incidente com água.

4. A aplicação do papel pode ser feita seguindo tutoriais, caso tenha habilidade para isso, ou por profissionais experientes. Geralmente,  o tempo de instalação é rápido, utilizando uma cola que não vem no papel. Isso que o diferencia de um adesivo, por exemplo.

5. Os rolos de papel de parede, em geral, possuem 10 metros x 0,53 e as faixas de papel variam de 4,5 a 10 metros de comprimento, com alturas diversas, dependendo do modelo. Para saber a quantidade de rolos para o projeto, alguns sites disponibilizam uma calculadora ou também é possível fazer esta conta: comprimento da parede x pé direito / 4,2.  

estudos em 3D de composições com papel de parede - blog Carina Pedro
Estudos em 3D de composições com papel de parede.

Como vemos nas imagens acima, existem muitas composições possíveis de se fazer com os papéis nas paredes internas e no teto. São infinitas estampas e temas, por isso o projeto em 3D ajuda bastante a visualizar como o ambiente ficaria decorado. Há também a possibilidade de usar moldura/roda-meio de poliuretano (material que parece gesso, mas não faz sujeira) para criar composições diferentes com dois ou mais papéis de parede. 

Quem quiser mais inspirações tem um post anterior no blog sobre uso de papel de parede no hall de entrada.

Quer comentar no blog?

Saiba como comentar usando o Disqus com o Facebook

Kindle Amazon

Addthis