quarta-feira, 15 de março de 2017

Evento: lançamento do livro "Santos: uma cidade e uma paixão"

Quando comecei o curso de fotografia, uma das coisas que foi comentada entre os alunos era a vontade de viajar para fazer registros diferentes. Na mesma conversa, falamos sobre nossa cidade, Santos, e como ela nos oferecia boas possibilidades para fotografar. Então pensei, será que precisamos ir tão longe para encontrar esses lugares incríveis ou é o nosso olhar que deve ser treinado para captar o que há de diferente ao nosso redor?

Respondo a minha pergunta com um sonoro sim, precisamos exercitar o nosso olhar dia a dia, no caminho de casa, da feira, do trabalho, pois nesse percurso podemos encontrar algum assunto para fazer uma foto surpreendente! Enxergar algo diferente em um lugar que estamos acostumados a transitar é um treino ótimo para quando quisermos sair pelo mundo clicando além dos pontos turísticos.

Santos tem alguns lugares muito especiais para fazer esse exercício. Um deles é o centro histórico do Valongo, onde podemos encontrar edifícios restaurados, que abrigam estabelecimentos comerciais, escritórios e instituições culturais. Todo santista ou visitante deveria tomar um cafezinho na Bolsa do Café e depois caminhar calmamente pela Rua XV de Novembro e Rua do Comércio, observando cada detalhe da paisagem que sobreviveu à passagem do tempo.

Outro cantinho especial é o bairro da Ponta da Praia, onde se tem uma vista única da nossa orla marítima, especialmente naqueles finais de dia ensolarados. Destaco dois elementos muito marcantes que encontramos ali, a mureta branquinha que separa a calçada da praia e o píer, onde se tem uma visão privilegiada dos navios, barcos, canoas e ainda sentimos uma brisa gostosa do mar. De lá até o bairro do Gonzaga, é uma delícia caminhar ou alugar uma bike, observando o nosso lindo jardim, com uma parada para tomar água de coco.

A avenida Ana Costa, no Gonzaga, é outro caminho bacana para percorrer a pé, sem pressa, para apreciar alguns edifícios históricos, como o Atlântico Hotel, a famosa Praça da Independência e o Shopping Parque Balneário (ou "shopping velho", como falamos por aqui). Nesta mesma avenida também se encontra um antigo cinema de rua que ainda funciona, o "Cine Roxy", e indo em direção à antiga "linha da máquina" (onde agora passa o VLT), cruzamos com o antigo Colégio São José, onde passei boa parte da minha vida de estudante.

Santos é mesmo uma cidade encantadora, que merece ser registrada de formas diferentes nesses 471 anos de história! E para quem já é apaixonado pela cidade ou ainda quer conhecê-la, a boa notícia é o lançamento do livro "Santos: uma cidade e uma paixão", com belas fotografias históricas e inéditas de lugares especiais, como os que contei acima, textos sobre a evolução da cidade da arquiteta Débora Blanco Bastos e muito mais!

O dia do lançamento será 17 de março, às 18h30, na Livraria da Vila do Shopping JK Iguatemi, Av. Juscelino Kubitschek, 2041. Vale ressaltar o ótimo preço da publicação, de 544 páginas, que poderá ser adquirida no local: R$ 70,00 (setenta reais).

lançamento do livro "Santos: uma cidade e uma paixão", divulgação blog Carina Pedro
Lançamento do livro "Santos: uma cidade e uma paixão"

Publipost.

Quer comentar no blog?

Saiba como comentar usando o Disqus com o Facebook

Kindle Amazon

Addthis