sábado, 21 de dezembro de 2013

Design de interiores: a chegada da Ikea ao Brasil

Ao ler na internet que a Ikea deve chegar ao Brasil, fiquei bem entusiasmada e me lembrei de um vídeo no canal do youtube da blogueira Flavia Calina, onde ela faz um tour completo pela loja de Chicago (EUA). 

Pelo vídeo da Flavinha dá para ver que a Ikea é uma loja gigante com muitas opções de móveis e decoração. Os ambientes da casa aparecem montados com diversos objetos decorativos e outros tantos utensílios domésticos. A loja é tão grande que até restaurante tem por lá!

Com uma ficha na mão, o cliente circula pelos ambientes e vai anotando os códigos e a localização do produto que quer comprar. Ao final do "passeio", é preciso se dirigir ao depósito da loja, procurar pelo produto e levá-lo para casa, onde é você mesmo quem irá montá-lo. 

No artigo da Folha de S. Paulo sobre a chegada da Ikea ao Brasil foi colocada esta questão: será que os brasileiros vão topar ter o frete e a montagem como serviços à parte? Acho que quem estiver mais interessado nos preços baixos, talvez esses serviços não façam tanta falta. Já existem outros estabelecimentos que usam este modelo no Brasil.

Outra questão colocada pela Folha trata das possíveis concorrentes da Ikea no país. Citam o Ponto Frio, Ricardo Eletro, Insinuante e Casas Bahia. Na minha opinião, se for na questão do preço, eles podem disputar o mesmo mercado, já em termos de conceito de loja física, achei a Ikea mais parecida com a Tok Stok e com a Etna na sua proposta de expor cada ambiente da casa, com sugestões de layout, pronto para ser vendido.  

Para os designers, acho que a notícia é boa também. Sabemos que existe um público que deseja decorar a casa, não pode gastar muito e não quer copiar modelos prontos das lojas (falamos sobre isso no bate-papo com a Chris Campos). Com a chegada da Ikea teremos mais uma opção de onde procurar e especificar produtos que atendam às diferentes necessidades dos nossos clientes.  

loja da Ikea nos EUA - foto de Flavia Calina
Imagem: reprodução/ vídeo "Compra pra casa e tour pela loja Ikea" (Flavia Calina)



Ficou curioso? Ainda não divulgaram local nem a data de inauguração da primeira loja no Brasil. Então, por enquanto, confira mais detalhes no vídeo da Flavia Calina:

Vídeo "Compras pra Casa e Tour na Ikea" da Flavia Calina no Youtube

Quer comentar no blog?

Saiba como comentar usando o Disqus com o Facebook

Kindle Amazon

Addthis