sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Variedades: tentativa de fazer camafeus de nozes em casa!

Hoje o post é um pouco diferente. Apesar do blog ser sobre design de interiores e temas afins, em 2014, também quero tratar de vez em quando de outros assuntos legais na coluna "variedades". Vou começar falando de comida, pode ser? hehe

Já comentei aqui no blog que adoro fazer bolos e doces em casa e que a Chris Campos é a minha grande inspiração neste tema! Então, pela primeira vez, resolvi fazer camafeus com as nozes que sobraram do Natal. 

A receita é fácil, mas dá um pouco de trabalho para cobrir o docinho. Confesso que não ficou super bonito, mas ficou bem gostoso! 

A inspiração veio de uma receita da famosa Palmirinha, mas fiz algumas adaptações de acordo com os ingredientes que tinha em casa. Vamos lá?

camafeus de nozes caseiros
Foto: Camafeus caseiros (acervo pessoal)

Ingredientes

    Para a massa:
  • 1 kg de nozes com casca
  • 1 lata de leite condensado

    Para cobertura (fondant):
  • 300 g de açúcar de confeiteiro
  • 70 ml de leite
  • Limão

Modo de fazer a massa

Primeiro, precisamos quebrar as nozes e tirá-la da casca. Como isso demora algum tempo, você pode fazer uns dias antes e já reservar os melhores pedaços para enfeitar o camafeu. O restante é só moer no processador. 

Misture as nozes moídas com o leite condensado e mexa no fogo como se fosse fazer um brigadeiro. O ponto é o mesmo, até desgrudar do fundo. Espere esfriar, unte as mãos e comece a fazer as bolinhas. 

Modo de fazer a cobertura (fondant)

Coloque o açúcar de confeiteiro em um recipiente e adicione o leite aos poucos. Pingue algumas gotinhas de limão (dizem que o limão deixa a cobertura mais branquinha). Leve ao fogo em banho-maria para derreter o açúcar. 

Finalização

Aí começa o problema!!! haha.. Antes de tudo é importante ter uma espátula boa (achei difícil com o garfo) para mergulhar a bolinha na cobertura. O camafeu pode ficar deformado, principalmente, quando ainda não temos muita habilidade.  

Além disso, no meu caso, a cobertura endureceu muito rápido, tive que voltar ao fogo algumas vezes o banho-maria. No finalzinho, precisei acrescentar mais leite, pois a cobertura estava muito grossa. 

Com a bolinha já coberta, coloque um pedaço de nozes para enfeitar e deixe em um prato untado para secar. 

Que tal? se animou a fazer camafeus em casa? Deixo também o vídeo da Palmirinha para quem quiser conferir como ela faz: 

Palmirinha ensina a fazer camafeu de nozes, vídeo no Youtube

Quer comentar no blog?

Saiba como comentar usando o Disqus com o Facebook

Kindle Amazon

Addthis