terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Design de interiores: pisos frios, cerâmica ou porcelanato?

Um dos elementos mais importantes de um projeto de interiores é o piso do ambiente. Não adianta ter um belo mobiliário se o revestimento escolhido não estiver à altura. Entre os aspectos que devemos levar em conta para fazer uma boa escolha estão a estética, o conforto térmico, acústico e a resistência. 

Vou falar primeiro do piso de cerâmica e do porcelanato, mais conhecidos como pisos frios e ótimos para climas quentes. As semelhanças entre eles estão na facilidade de manutenção e nas diversas opções à venda. Já as diferenças estão na fabricação e na instalação.

O porcelanato é mais resistente do que a cerâmica, mas é mais difícil de instalar. Além de uma boa mão de obra, é importante antes de tudo estudar as dimensões do ambiente e fazer a paginação de piso. Assim, você garante que não faltará material e que o resultado será o esperado. 

Um dos erros mais recorrentes é escolher para áreas molhadas pisos que ficam escorregadios. Um perigo!! Por isso, antes de comprar, é importante verificar se o modelo escolhido é antiderrapante. 

Para a "sala de leitura" da Santos Arquidecor escolhemos um porcelanato que imitava madeira. Muitas pessoas ficaram admiradas com a semelhança e esta é uma grande vantagem deste piso: os acabamentos e combinações são infinitos! 

Veja alguns exemplos: 
pisos

Já vi projetos em que as diferentes padronagens do piso ajudaram a dividir os ambientes sem precisar de paredes. Fica bem interessante! Também é possível trabalhar com as linhas e ver qual paginação deixará o ambiente mais comprido ou mais largo. 

Quer deixar seu ambiente mais divertido? Recomendo a leitura do post sobre como deixar o ambiente mais divertido com o uso da tinta lousa. Os links estão destacados em laranja.

Tem alguma sugestão ou dúvida? É só escrever nos comentários! =)

Quer comentar no blog?

Saiba como comentar usando o Disqus com o Facebook

Kindle Amazon

Addthis