sábado, 1 de fevereiro de 2014

Profissão: o que estudar, arquitetura ou design de interiores?

Uma leitora do blog fez uma pergunta muito interessante sobre profissão e resolvi escrever um post para ajudá-la e também a outras pessoas que estão passando pelo mesmo dilema: o que estudar, arquitetura ou design de interiores? Duas atividades que cresceram nos últimos anos com a expansão do mercado imobiliário e da construção civil.

Antes de tudo, pela minha própria experiência, sei que escolher uma profissão não é nada fácil! Alguns poucos sortudos nascem com um talento extraordinário e logo conseguem encontrar os caminhos para colocar este dom em prática. Outros vão demorar muito mais tempo para descobrir o que gostam de fazer e que profissão vai trazer satisfação de verdade. O processo de autoconhecimento é fundamental na hora de tomar uma decisão. 

Para quem está nesta fase de busca e se interessou por arquitetura e design de interiores, mas não sabe qual das duas carreiras seguir, vou tentar ajudar comentando algumas particularidades dessas áreas.

arquitetura ou design de interiores
Arquitetura ou design de interiores?


Sobre o diploma e os cursos: 

Na realidade, ambas as profissões são muito próximas, tanto que os alunos de arquitetura e de design podem ter aulas na faculdade com os mesmos professores, compartilhando as mesmas salas e laboratórios. 

Para se formar arquiteto será preciso estudar em média cinco anos em um curso de graduação. Para quem pretende ser designer de interiores existe a possibilidade de fazer um curso mais curto, de um a dois anos, em uma faculdade ou curso técnico. 

Veja bem, o curso técnico corresponde ao segundo grau e curso de graduação ao terceiro grau. Então, se o seu objetivo for ter um diploma de curso superior, opte por ingressar em uma faculdade, seja de arquitetura ou de design de interiores. 

O curso de arquitetura tem várias disciplinas que podem não ser tão interessantes para quem gosta mais de interiores, como projetos de urbanismo, edificações, paisagismo, etc. É um curso mais abrangente e habilita o profissional a atuar nas estruturas e partes internas dos ambientes.

O curso de design de interiores é focado em projetos de interiores dos ambientes, sejam eles residenciais, comerciais ou corporativos. Tudo o que diz respeito aos espaços internos será abordado no curso, como design de móveis, ergonomia, acessibilidade, iluminação, revestimentos, pintura, conforto térmico e acústico, etc.

Depois de formado, o profissional poderá também fazer diversos cursos complementares na área de arquitetura e design. Alguns exemplos: o arquiteto que gosta de interiores pode se especializar no assunto, o designer de interiores que tem preferência por mobiliário pode estudar mais a fundo design de móveis. 

Sobre atuação profissional e rendimentos: 

Como comentei acima, o curso de arquitetura é mais abrangente, logo, oferece um leque maior de possibilidades para exercer a profissão. Escritórios, instituições públicas e privadas, lojas, docência, são algumas opções para o arquiteto. Já o designer de interiores atua, principalmente, em escritórios e lojas. Ambos ainda podem ser profissionais autônomos. 

Falar sobre rendimentos já é bem mais complicado. Tudo vai depender do perfil e das escolhas que o profissional faz ao longo da carreira. Não se pode generalizar, mas arquitetos comumente são remunerados com um valor fixo ou percentual do custo da obra e os designers que trabalham em lojas recebem um rendimento fixo mais comissão por vendas.

A meu ver, no "ponto" em que as duas profissões se encontram, ou seja, no projeto de interiores, os serviços prestados são semelhantes, como por exemplo, entrevistas, consultorias, plantas, acompanhamento da obra, etc. Dentro deste contexto, os rendimentos de ambos, arquitetos e designers, se aproximam, levando em conta a região do país onde se encontra o profissional. 

it never get easy - Jay Roeder
Imagem: reprodução/ Jay Roeder (designer e ilustrador)

Para finalizar, volto ao início do texto: o mais importante nessa jornada de descobrir a profissão é o autoconhecimento. Saber o que se gosta de fazer e o estilo de vida que se quer levar é o que realmente importa na hora de optar por um caminho ou outro!

Ainda sobre este tema, tem dois posts no blog que podem ajudar: um intitulado "quem tem medo do arquiteto (ou designer de interiores)?" e outro sobre cinco escolas e seus cursos em design de interiores e áreas afins. Quem tiver mais dúvidas ou quiser acrescentar algum dado é só comentar! =)

Quer comentar no blog?

Saiba como comentar usando o Disqus com o Facebook

Kindle Amazon

Addthis