domingo, 2 de março de 2014

Variedades: o filme 12 anos de escravidão (Twelve years a slave) - 9 indicações ao Oscar 2014

Hoje vim dar mais uma sugestão de filme em cartaz, indicado ao Oscar 2014: "12 anos de escravidão" (Twelve years a slave, 2013). Uma história tocante baseada em fatos reais e que se ganhar em todas as categorias que foi indicado levará nada menos do que 9 estatuetas. Na minha opinião, o filme merece! É emocionante demais! 

cartaz filme 12 anos de escravidão (twelve years a slave, 2013)

Sabemos que tudo que se passa com Salomon Northup (Chiwetel Ejiofor) aconteceu de fato durante os longos anos de escravidão negra nas Américas, porém, assistir na telona todos os detalhes cruéis e perversos da relação senhor/escravo é sempre um "soco" no estômago!! 

Salomon passou por todo esse sofrimento equivocadamente, já que era um homem livre, até ser sequestrado e enviado para as fazendas do sul dos Estados Unidos. Um homem letrado, músico, que precisa se sujeitar aos mandos dos senhores de escravos, sem perder a fé de um dia ser livre novamente. 

A convicção de serem proprietários de uma "coisa" e não de um ser humano está nos olhos e no comportamento cruel do fazendeiro e senhor de escravos Edwin Epps (Michael Fassbender) e da sua esposa Mistress Epps (Sarah Paulson). A passagem de Salomon por essa fazenda de algodão é marcante e será decisiva nos rumos que sua vida irá tomar.

Filme 12 anos de escravidão, trailer no Youtube

Você viu o filme? Deixe sua opinião nos comentários. No blog também escrevi um post sobre outro concorrente ao Oscar 2014, o filme Ela (Her, 2013). Recomendo a leitura. 

Atualização:
"12 anos de escravidão" foi o vencedor do Oscar (2014) de melhor filme!

Quer comentar no blog?

Saiba como comentar usando o Disqus com o Facebook

Kindle Amazon

Addthis