sexta-feira, 14 de março de 2014

Variedades: o filme Gravidade - vencedor de 7 prêmios no Oscar 2014

A dica da coluna variedades de hoje é sobre o filme Gravidade, que rendeu o primeira prêmio a um diretor da América Latina - o mexicano, aclamado pela crítica, Afonso Cuarón. Gravidade foi o que conquistou o maior número de estatuetas na premiação do Oscar 2014, foram 7 no total.

cartaz do filme Gravidade - ganhador de 7 prêmios no Oscar 2014
O filme tem sua história baseada numa preocupação real das agências espaciais, o lixo espacial. Na órbita da Terra estão milhares de detritos provenientes de restos de satélites e outros equipamentos que já não são mais usados na exploração do espaço. A Nasa e outras agências estudam maneiras de resolver o problema e evitar que acidentes possam ocorrer por causa destes detritos.

No filme Gravidade a equipe de astronautas da nave Explorer está em missão de reparo do telescópio Hubble quando são atingidos por uma nuvem de detritos espaciais provenientes da explosão de um satélite russo abandonado. Apenas dois astronautas sobrevivem ao impacto desta nuvem de destroços, a especialista da missão Dra. Ryan Stone (Sandra Bullock) e o veterano Matt Kowalski (George Clooney).

A Dra. Ryan Stone está em sua primeira missão espacial e passa por todo tipo de dificuldade para tentar sobreviver e retornar a Terra. Ela conta apenas com a ajuda do experiente astronauta Matt Kowalski, que está em sua última missão e sonha quebrar o recorde de caminhada espacial. 

Kowalski calcula que a cada 90 minutos os objetos completarão uma volta na Terra e voltarão a atingí-los. Eles têm pouco tempo para alcançar a Estação Espacial Internacional (EEI) e contam apenas com jetpack (propulsor a jato) do veterano astronauta para viajar cerca de 100 km. Para complicar a situação o oxigênio da Dra. Stone está acabando. A ótima atuação de Sandra Bullock foi reconhecida com sua indicação para o prêmio de melhor atriz.

O filme apresenta cenas belíssimas desta caminhada espacial que lhe garantiram os prêmios de melhor fotografia e efeitos especiais. Também foi bastante elogiado pelos cientistas por ter "acertado muito mais do que errado" no enredo do filme. 

Vale a pena assistir! Gravidade está disponível para locação na iTunes, Xbox Vídeo e Google PlayVocê viu o filme? Deixe sua opinião nos comentários. 

No blog publiquei posts também sobre outros dois filmes concorrentes ao Oscar: 12 anos de escravidão e Ela (Her, 2013). Os links estão destacados em laranja.

 Filme Gravidade (2013), trailer no Youtube

Quer comentar no blog?

Saiba como comentar usando o Disqus com o Facebook

Kindle Amazon

Addthis