sábado, 26 de abril de 2014

Decoração: iluminando com pendentes decorativos

No vasto universo da iluminação destaco minha preferência pelos pendentes e suas variações. Eles podem ser usados para dar o toque final na decoração (aquela cereja do bolo) ou para ser o centro das atenções. Gosto das duas finalidades, dos pendentes mais discretos aos mais luxuosos.

Já postei aqui no blog fotos de pendentes no estilo vintage industrial e do tipo clássico. O primeiro estilo é muito usado em cozinhas, sobre bancadas ou mesas de alimentação. O segundo, de inspiração clássica, aparece em vários ambientes, como halls de entrada, quartos, corredores, etc. O belo efeito deste tipo de luminária chegou até os lavabos, onde também podemos encontrá-la em versões menores. 

É importante saber que o pendente decorativo não é a luminária adequada para um ambiente de trabalho. Em geral, usamos neles lâmpadas amareladas que servem para criar uma atmosfera mais intimista. Por isso, se houver necessidade de executar alguma tarefa mais complexa no mesmo espaço, é importante ter outros pontos de luz. 

Vamos ver algumas inspirações?

pendentes decorativos
Alguns pendentes que não passaram despercebidos!!


pendentes diferentes decorando o ambiente
Ideia boa!! Um conjunto de pendentes diferentes entre si decorando o ambiente. Precisa de mais nada.

pendentes decorando ambiente com mesa metálica e parede rústica - Etxekodeco
Foto: reprodução/ Etxekodeco. Linda composição de pendentes, mesa metálica e parede rústica de tijolos. 

trio de luminárias na cozinha @makeupatelier
Foto: reprodução/ @makeupatelier. Uma única luminária pode não ser suficiente para garantir a luz necessária, por isso, usá-las em duplas ou trios, além de decorar, ajuda na iluminação. Neste caso, o trio escolhido também acrescentou um toque de cor à cozinha.

trio de pendentes sobre a mesa de jantar - myscandinavianhome
Foto: reprodução/ myscandinavianhome. Mais um belo trio de pendentes sobre a mesa de jantar. Perceba que as luminárias são posicionadas no centro da mesa. A ideia é essa mesmo, iluminar os objetos e não a cabeça das pessoas. 

pendente na sala - Interior Design
Foto: reprodução/ Interior Design. Achei esse pendente bem diferente. Neste caso, ele é o centro das atenções! 

Aproveitando o tema, nessa última semana, visitei a Expolux 2014 em São Paulo. Consegui conversar com alguns representantes, conhecer os estandes e pegar catálogos. Aos poucos, vou postando aqui no blog sobre a feira e o que vi por lá. Fiquem de olho! Enquanto não saem os posts novos, recomendo a leitura do post sobre o projeto de iluminação da sala de leitura do Senac na Santos Arquidecor 2013. Tem algum comentário, sugestão ou dúvida? É só escrever nos comentários! =)
Atualização: Já estão no ar os dois primeiros posts da Expolux 2014. No primeiro falo sobre pendentes, arandelas e plafons de madeira; e no segundo o tema é fibra ótica na iluminação decorativa.

Quer comentar no blog?

Saiba como comentar usando o Disqus com o Facebook

Kindle Amazon

Addthis