sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Design de móveis: chapa de fibras de madeira de média densidade ou MDF

Retomando os posts sobre materiais utilizados na produção de móveis chegou a vez de falar do MDF (Medium Density Fiberboard). Para produzir este tipo de chapa é necessário cortar a madeira em pequenos cavacos e depois triturá-los. As fibras resultantes da trituração são aglutinadas com resinas sintéticas e ação conjunta de temperatura e pressão. 

Para que seja ecologicamente sustentável a madeira selecionada para passar por esse processo industrial deve ser reflorestada, como o Pinus, por exemplo, cujas fibras proporcionam chapas de cor clara, muito valorizadas no mercado. O resultado deste processo é uma chapa homogênea, sem aquelas imperfeições da matéria-prima natural, facilitando as junções e os acabamentos de diversos tipos. 

Entre os acabamentos possíveis podemos destacar a pintura, revestimento com PVC, laminado de baixa pressão ou o chamado Finish Foil, uma película de papel colada à chapa que pode ser impressa com padrões madeirados ou em cores diversas. 

Há diversos tipos de chapas de MDF desde às mais básicas, chamadas de "standard", passando pelas resistentes à água (exceto chuvas) por meio de um evernizamento ou pintura e as resistentes ao fogo, obtidas por meio da adição de produtos químicos específicos no processo produtivo. A resistência mecânica das chapas também pode variar de acordo com a quantidade de fibras e resinas.

A história da produção do MDF começou nos Estados Unidos ainda na década de 60. Depois se difundiu pela Europa e passou a ser produzido no Brasil apenas no final da década de 90, sendo destinado em grande parte à indústria moveleira, entre elas, a de móveis planejados.

Minha experiência pessoal com o MDF é bastante positiva. A estante que comentei no post da "extensão da casa" é feita deste material. Tomo bastante cuidado para não molhar nem riscar a superfície, desta forma ela se mantém bem conservada. Até agora também não tive problemas com cupins.

estante MDF de Carina Pedro na fase de montagem e depois de pronta.
Foto: estante MDF na fase de montagem e depois de pronta (acervo pessoal).

Existe outro material cuja sigla é bem parecida, o MDP, que também é produzido industrialmente só que em vez de fibras são utilizadas partículas de madeira em camadas. Também é utilizado na produção de móveis e permite diversos acabamentos como laminados de alta-pressão, Finish Foil e pintura.

Para ler os posts anteriores sobre madeira maciça e chapas de compensado é só clicar nos links em laranja

Quer comentar no blog?

Saiba como comentar usando o Disqus com o Facebook

Kindle Amazon

Addthis