terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Cenografia: exposição "PETS" em Santos-SP

Ontem, dia 26 de janeiro, foi aniversário da cidade de Santos e como o dia estava lindo aproveitei para conferir de perto a exposição "PETS" no Parque Municipal Roberto Mário Santini (Emissário Submarino de Santos). O trabalho é do artista Eduardo Srur, conhecido por suas diversas intervenções urbanas em São Paulo. 

Foto: esculturas na forma de garrafas de refrigerante PETs em várias cores.

Gosto bastante deste tipo de arte ao ar livre, quando o artista interfere no espaço e cria algo diferente que desperta nosso interesse e nos faz pensar sobre os motivos daquele trabalho estar ali. É claro que há um porquê pessoal do artista, mas muitas outras interpretações são possíveis. 

Quando fiz o curso de cenografia contemporânea na Escola São Paulo aprendi um pouco mais sobre intervenções urbanas desenvolvidas por cenógrafos e outros profissionais. Uma das questões que discutíamos no curso era como utilizar o espaço público da cidade, que pode ser um parque como o do Emissário de Santos, para expressar um conflito presente naquela realidade. 

No caso do trabalho do Eduardo Srur o conflito sugerido é o lixo x natureza e como nós estamos tratando um bem tão precioso como a água. A intervenção do artista não é fixa, assim como também não são aquelas garrafas PETS que acabam nas margens dos rios poluídos ou encalhadas nas areias da praia. 

A exposição PETS passou pelas margens do rio Tietê e pela represa Guarapiranga, em São Paulo. Achei super oportuna a passagem da mesma por Santos e sua instalação em pleno Emissário Submarino. O meu olhar crítico foi despertado especialmente pelas dimensões escolhidas para as garrafas, todas gigantes, como se fossem rolar por cima de nós, caso não cuidemos adequadamente do nosso lixo. 

Veja por fotos mais detalhes da instalação:

Foto: escultura na forma de garrafa de refrigerante PET na cor verde. 

Foto: escultura na forma de garrafa de refrigerante PET na cor verde. 

Foto: escultura na forma de garrafa de refrigerante PET na cor laranja. 

Foto: escultura na forma de garrafa de refrigerante PET na cor verde. 
Foto: detalhe da base de apoio sob a escultura formada por inúmeras garrafas PETS reais.

Fotos: exposição "PETS" no Emissário Submarino de Santos - SP (acervo pessoal)

A exposição "PETS" chegou a Santos para as comemorações de aniversário da cidade que fez 469 anos nesta segunda-feira e ficará no Parque Municipal Roberto Mário Santini (Emissário Submarino de Santos) até dia 01 de fevereiro (domingo). 

Para conhecer mais sobre o artista Eduardo Srur e seus trabalhos clique no link em laranja. Quem ficou motivado a reaproveitar a garrafa PET dá uma espiada no post "novos usos para velhos objetos" e confira uma ideia bacana de transformá-la em vaso. 

Quer comentar no blog?

Saiba como comentar usando o Disqus com o Facebook

Kindle Amazon

Addthis