quarta-feira, 11 de março de 2015

Expo Revestir 2015: os lançamentos da Cerâmica Portinari

É hora de falar da Expo Revestir 2015! Tive duas impressões assim que coloquei os pés no evento na última quinta-feira: a primeira, é que tinha muito mais gente que no ano passado (li no perfil oficial da Expo Revestir no Instagram que neste ano a feira teve um crescimento de 20% em comparação a 2014), a segunda, é que os expositores estão caprichando cada vez mais nos seus estandes cheios de atrativos. 

Desta vez, não fui assistir às palestras do Fórum Internacional, como fiz em 2014, mesmo assim, com a quantidade de expositores (mais de 235), tamanho dos estandes e feira cheia de visitantes, ficou mais difícil conferir os lançamentos em uma visita única. Neste post e nos próximos vocês poderão ver algumas novidades que conheci nesta edição da Expo Revestir. 

Cerâmica Portinari na Expo Revestir 2015
Estande da Cerâmica Portinari na Expo Revestir 2015.

Começo pelo lindo estande da Cerâmica Portinari e seus lançamentos. Mais uma vez, assim como no último evento da empresa que tive a oportunidade de ir no ano passado, adorei a recepção e os atrativos do seu espaço expositivo. Pude conversar com a equipe de comunicação, tirar minhas dúvidas, fotografar os lançamentos, tomar um delicioso cafezinho e comer pipoca em uma área muito agradável do estande, onde podíamos descansar, bater papo e ouvir uma boa música ao final do dia. 

Gosto muito de poder visualizar os revestimentos "em ação" nos ambientes criados pelos expositores. Na Cerâmica Portinari dois ambientes me chamaram muito a atenção. O primeiro era uma cozinha em que aparece em destaque a coleção "Form Glass" com suas mini pastilhas de vidro no formato hexagonal, que já é uma tendência. Ah, engana-se quem pensa que precisa aplicar as pastilhas uma a uma! Elas estão presas a uma telinha, deixando tudo mais fácil:

Glass Bronze - Cerâmica Portinari na Expo Revestir 2015
  • Glass Bronze, 31,5 x 31,7 cm

Glass Bronze e Glass Marrom - Cerâmica Portinari na Expo Revestir 2015
  • Glass Bronze, 31, 5 x 31,7 cm (peça telada)
  • Glass Marrom, 31, 5 x 31,7 cm (peça telada)

O segundo ambiente era um banheiro em que se destaca a peça "Decor Mix", com alto relevo, que faz parte da coleção "Color Cemente HD", inspirada na estética do cimento. Repare que a iluminação é fundamental para notarmos o relevo da peça. Embaixo da bancada, onde não recebe luz, o revestimento parece plano:  

Color Dec Mix - Cerâmica Portinari na Expo Revestir 2015
  • Color Dec Mix, 30 x 90 cm

A coleção "Freedom HD" trouxe aqueles lindos revestimentos da linha "Evidence" (reveja os produtos dessa linha no post sobre os lançamentos 2015 da Cerâmica Portinari) em formas facetadas, com novos visuais. Adorei a estampa inspirada na marchetaria:

Slides HD - Cerâmica Portinari na Expo Revestir 2015
  • Sides HD BE, 45 x 90 cm (foto: reprodução / Cerâmica Portinari)

Outro lançamento é a coleção "Oxide HD" que traz peças inspiradas em placas de metais de fábricas abandonadas, material que se oxida pela ação do clima. Sou suspeita para falar deste estilo "vintage industrial", que a Portinari já tinha valorizado com as peças da coleção "Olden", inspirada no cimento desgastado. Repare que a "oxidação" se concentra nas bordas do porcelanato, reproduzindo o que aconteceria no material original:

Oxide HD - Cerâmica Portinari na Expo Revestir 2015
  • Oxide HD WH, 20 x 120 cm

A Cerâmica Portinari também apresentou uma novidade em seu estande ao utilizar peças da coleção "Oxide" em uma fachada cenográfica. O porcelanato, pelas suas dimensões, não poderia ser aplicado com argamassa em fachadas de mais de 3 metros de altura. Para solucionar essa limitação foi desenvolvida uma estrutura de metal que tornou possível o uso do porcelanato nas fachadas das edificações: 

Oxide HD - Cerâmica Portinari na Expo Revestir 2015
  • Oxide HD WH, 60 x 120 cm

A minha coleção preferida foi a "Coffee". Já escrevi no blog sobre minha paixão por café e mostrei vários cantinhos charmosos para hora de degustá-lo. Imagina meu entusiasmo ao ver essa coleção inspirada nas delícias proporcionadas pela bebida! 

Segundo o realese da Cerâmica Portinari, as cores das peças remetem aos tons do pó, do grão, das cafeterias e do açúcar. Ao tocar a peça sentimos uma texturinha como a do café moído. Os desenhos são inspirados em situações que envolvem a bebida como a separação do café com leite. Veja o resultado: 

Coffe Kit - Cerâmica Portinari na Expo Revestir 2015
  • Coffee Kit, 20 x 20 cm

Coffe Kit foto 2 - Cerâmica Portinari na Expo Revestir 2015
  • Coffee Kit, 20 x 20 cm (foto: reprodução / Cerâmica Portinari)

A Cerâmica Portinari fez outros lançamentos bem interessantes e antenados com as tendências, como a coleção "Palace HD", inspirada no mármore statuario italiano. A superfície polida e o tamanho da peça, 75 x 150 cm, tornam o revestimento ainda mais perfeito e bastante procurado no mercado pela atmosfera requintada que ajuda a criar no ambiente:

Palace HD - Cerâmica Portinari na Expo Revestir 2015
  • Palace HD Statuario, 75 x 150 cm

Palace HD - Cerâmica Portinari na Expo Revestir 2015
  • Palace HD Statuario, 75 x 150 cm (foto: reprodução / Cerâmica Portinari)

Fonte: fotos Expo Revestir 2015 (acervo pessoal)

Gostei muito dos lançamentos da Cerâmica Portinari na Expo Revestir 2015. Na minha opinião, a empresa sempre inova por meio das suas variadas coleções e apresenta produtos com design antenado, que buscam atender a necessidades e gostos diferentes. Entre os lançamentos, o meu queridinho foi a coleção "Coffee"! E você se apaixonou por algum modelo?  

Gostaria de agradecer mais uma vez pelo atendimento sempre atencioso da Patricia Caciatori, assessora de imprensa da Cerâmica Portinari, que me recebe tão bem nos eventos, apresenta os lançamentos, comenta as tendências e disponibiliza um material excelente com imagens e informações completas sobre os produtos da marca. Muito obrigada pela atenção e colaboração, aprendo muito com vocês!

Quer comentar no blog?

Saiba como comentar usando o Disqus com o Facebook

Kindle Amazon

Addthis