quinta-feira, 26 de março de 2015

Variedades: TOP 5 lugares para tomar café em Santos

Acho super legal ler os TOP 5 das blogueiras sobre os mais diversos assuntos. Escolhi um tema que adoro e sempre faço alguma referência no blog ou nas redes sociais: café, ou melhor, lugares para tomar café, no caso, em Santos, onde eu moro. A boa notícia é que nesse TOP 5 tem três lojas que podem ser encontradas em outras cidades. 

As minhas escolhas se baseiam não só no saboroso café que é servido, mas também no ambiente, pois como designer de interiores não posso deixar de observar se houve a preocupação em criar uma atmosfera acolhedora, confortável, coerente com o produto que está sendo servido, etc. Ainda me espanto ao ver que alguns proprietários não dão muita atenção para isso. 

Sobre o café em si, ressalto que não sou degustadora profissional, sou apenas uma apreciadora da bebida e dos momentos com ela. De qualquer modo, para o TOP 5, considerei aqueles cafés que não ficam super amargos e nem quentes demais. Vamos lá?

5. Chocolates Brasil Cacau: gosto que o café puro vem sempre acompanhado de um chocolatinho, ótimo para quem não toma a bebida com açúcar. Em Santos, a loja que costumo ir, está localizada no primeiro andar do Shopping Balneário (Gonzaga). O ambiente é agradável e discreto, pois a loja é a última do corredor, porém como são poucas mesas e as pessoas querem conversar sem pressa, às vezes, preciso ficar esperando em pé. Aliás, o café nos motiva a bater papo, mas não acho que essa loja seja o melhor lugar para conversar à vontade, por isso, ficou em 5º lugar! 

4. Kopenhagen: gosto muito de ter a possibilidade de escolher entre três opções de acompanhamento para o café (petit wafer é o meu preferido) e a água com gás. É um kit que encarece a bebida, mas acho que vale a pena. No quesito ambiente, tem duas coisas que perdem pontos comigo. No Shopping Miramar, a loja/quiosque está situada em um lugar agradável do piso térreo, porém não tem Wi-fi e não pega o sinal da minha operadora de celular. Já no Shopping Praiamar não acontece esse problema, mas as mesinhas estão dispostas no meio do corredor. Acabo me sentindo manequim de vitrine quando sento para tomar café. 

3. Caracol Chocolates: um minuto de silêncio para a Caracol da rua Pasteur (Gonzaga), que já foi a número 1 para mim durante anos. As duas lojas que ainda estão abertas são muito boas, com bolos maravilhosos, e o café continua gostoso, mas no quesito ambiente, ambas não são tão aconchegantes como a que fechou as portas. Elas são bem decoradas, com várias mesinhas pequenas no interior da loja e algumas no exterior, dispostas naquele esquema corredor de shopping. Sempre fico nas mesas de dentro, onde posso me acomodar melhor e ficar um tempo conversando. 

2. Cafeteria do Museu do Café: estamos falando do templo do café em Santos, uma premiada cafeteria que está localizada no edifício histórico da Bolsa do Café. Queria ir lá com mais frequência, mas o centro antigo da cidade não tem sido uma rota comum para mim ultimamente. De qualquer modo, vale sempre a visita, o atendimento é feito por baristas, o cheiro de café é inebriante, as cores do mobiliário lembram a bebida, criando uma atmosfera deliciosa para bater um papo regado a café sem pressa. 

1. Madalena Brigadeiros: descobri recentemente a loja e estou viciada no café, nos brigadeiros e no ambiente aconchegante. Para se ter uma ideia, no seu interior, tem móveis domésticos do tipo cômoda, cristaleira, sofá, além das mesinhas com toalhas fofas e açucareiro de cupcake. Todos os detalhes parecem ter sido pensados para fazer você se esquecer da hora, ficar batendo papo ou navegando na internet como se estivesse em casa. Aliás, a loja está localizada em uma bela casa de esquina na Rua Machado de Assis (Boqueirão). Ficou em primeiro lugar no meu TOP 5!

Café com bolo de chocolate e bicho de pé no copo - Madalena Brigadeiros, na cidade de Santos
Foto: Café com bolo de chocolate e bicho de pé no copo - Madalena Brigadeiros, Santos.

E quem está planejando montar uma cafeteria ou quer ter um cantinho para degustar um delicioso café em casa, não deixe de ler os posts cantinhos charmosos para a hora do café e lançamentos da Cerâmica Portinari que apresentou na Expo Revestir 2015 um lindo revestimento inspirado na bebida. Ah, também não deixe de compartilhar sugestões de lugares para tomar café aqui nos comentários!

Quer comentar no blog?

Saiba como comentar usando o Disqus com o Facebook

Kindle Amazon

Addthis