sábado, 15 de agosto de 2015

Variedades: 2 filmes sobre a Segunda Guerra Mundial na Netflix, "A Chave de Sarah" e "Caminho da Liberdade"

Sou suspeita para falar de filmes que se passam em algum período histórico marcante. Acho fascinante ver a reconstituição de uma época na telona, difícil falar o que gosto mais, se a maneira de falar e se portar dos personagens, se as paisagens, cenários, objetos ou os figurinos. E se tem um tema da História Contemporânea que já serviu de contexto para muitos dramas fortes, com certeza, esse tema é a Segunda Guerra Mundial (1939-45). 

Poderia fazer uma lista de filmes com essa temática que me marcaram, mas escolhi os dois últimos que assisti na Netflix: A Chave de Sarah (Elle s'appelait Sarah) e Caminho da Liberdade (The Way Back). Ambos tem muitas estrelinhas e avaliações positivas entre os espectadores e acabaram me conquistando também por suas histórias envolventes que abordam a difícil luta pela sobrevivência.

cartaz do filme A Chave de Sarah (2010)


A Chave de Sarah (2010) é um filme francês que conta duas histórias que se passam em tempos diferentes, uma sobre a menina Sarah (Mélusine Mayance) e a outra sobre a jornalista Julia (Kristin Scott Thomas). Suas trajetórias acabam se cruzando por conta de um apartamento do sogro de Julia, localizado em um bairro judeu de Paris, onde a pequena Sarah morou com sua família até o episódio dramático dos judeus franceses presos no "Vélodrome d'Hiver", em 1942, por conta da Segunda Guerra Mundial.

O que me chamou a atenção é que a trama se desenvolve em torno do tal apartamento antigo, que desperta em Julia uma curiosidade profunda e a faz investigar até descobrir o que se passou no local. Embora seu marido tenha se esforçado para renovar os ambientes da casa, é compreensível o choque da jornalista ao descobrir a história verdadeira ocorrida com os moradores antigos (a família da pequena Sarah) durante a prisão dos judeus no Velódromo. Outra surpresa foi rever o ator Aidan Quinn, confesso, demorei a reconhecer o galã "Alfred" do filme Lendas da Paixão (1994). 

cartaz do filme Caminho da Liberdade (2010)


Caminho da Liberdade (2010) é um filme longo, de 133 minutos, mas com uma história incrível que não nos cansa nem um pouco, a não ser pela torcida para ver todos os personagens são e salvos. O ponto de partida é uma prisão na Sibéria (Rússia), de onde poucas pessoas se arriscariam a fugir por conta do frio severo que, contudo, não impediu o grupo de prisioneiros liderado por Janusz (Jim Sturgess), polonês acusado de espionagem pelos soviéticos durante o período da Segunda Guerra. 

O que me chamou a atenção é que o caminho de fuga é repleto de paisagens belíssimas, mas nada gentis para com os seres humanos que estão despreparados fisicamente e emocionalmente. Para resistir é preciso ter um pensamento positivo forte e também desapegado, pois itens básicos de sobrevivência faltam nessa jornada não planejada. São surpreendentes os desafios que o grupo tem que enfrentar pelo caminho. Apenas uma mulher participa de parte dessa caminhada, será que ela sobreviverá? O destino final dos que resistem é a Índia, por ser um país neutro no conflito mundial. 

E a última dica é para a hora da pipoca!! Fiquei apaixonada pelo tutorial de saquinhos personalizados do blog Casa de Colorir. Para fazer o saquinho de pipoca segui as dicas da blogueira Thalita e comprei o papel Couché Fosco de 180g, que é bem firme, usei a impressora de casa e ficou ótimo! Até brinquei no meu Instagram (@carina_pe) que estou com pena de usar!! Ah, se precisar de um porta-copo para o refrigerante, tem uma inspiração bem legal neste post aqui do blog: reutilizando a sacola de papel da Maria Filó para C&A. Adoro projetos manuais com papel! <3

Saquinho de pipoca - tutorial blog Casa de Colorir
Saquinho de pipoca - tutorial do blog Casa de Colorir. 

Quer comentar no blog?

Saiba como comentar usando o Disqus com o Facebook

Kindle Amazon

Addthis