quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Livro: inspirações diferentes para os interiores residenciais

Desta vez não vou falar de um único livro, mas de dois, cujas propostas achei muito parecidas e bem interessantes. Um deles é o "Como ninguém pensou nisso antes?", da blogueira Chris Campos (já contei no blog como foi o bate-papo com a autora), e o outro é o "The Selby in your place", do fotógrafo Todd Selby, uma publicação norte-americana ainda não traduzida para o português. 

Os motivos que me levaram a colocar ambos os livros juntos nessa tag foram: a edição de ótima qualidade, incluindo uma bela seleção de fotografias de interiores residenciais, a opção pela capa dura, o que deixa o livro mais pesado, mas super bem acabado e com cara de álbum e o conteúdo, que apresenta vários pontos em comum, embora os autores estejam em lugares diferentes. 

Livros: The Selby in your place (Todd Selby) e Como ninguém pensou nisso antes? (Chris Campos)
Livros: The Selby in your place (Todd Selby) e Como ninguém pensou nisso antes? (Chris Campos)

Tanto o livro da Chris Campos como o do Todd Selby nos apresenta por meio de belas fotografias e textos ambientes diferentes do que estamos acostumados a ver em publicações da área de design de interiores e decoração. Não vejo em ambos um compromisso com o ambiente perfeito, novo e requintado, pelo contrário, os objetos e composições que aparecem por suas páginas são bem pessoais e podem até causar uma estranheza, dependendo do nosso estilo. O bacana é perceber que nesse conjunto, que faz todo sentido para os moradores, também existem ideias boas para adaptarmos a nossa realidade. 

Já na introdução do livro "Como ninguém pensou nisso antes?", Chris Campos apresenta sua percepção de luxo nos interiores, que não tem a ver com a disposição de peças caras, mas sim com a vida que levamos em nossos domínios. Os objetos entram para melhorar e dar uma graça ao que já é bom no nosso dia-a-dia. Vários capítulos desse livro já serviram de inspiração para mim, como o "bom, bonito e barato", onde os itens de lojinhas de 1,99 são protagonistas, "reciclar: uma boa ideia", com latinhas transformadas em vasinhos de flores, "estilo industrial", em que a ferrugem é mais um detalhe charmoso, entre outros. Além das belas imagens, como sempre, a autora compartilha ótimas receitas para fazermos em casa. 

Na capa do livro "The Selby in your place" encontramos um super elogio ao autor, Todd Selby, equiparando o seu olhar por trás das lentes a de um historiador da cultura material. De fato, o seu garimpo fotográfico por cidades e culturas diferentes é muito especial, entre elas, Paris, Sidney, Londres e Tóquio. Em algumas páginas, fiquei um bom tempo observando os interiores, na tentativa de compreender as escolhas dos moradores, que podemos conhecer por meio das fotos e das respostas de um questionário divertido sobre suas vidas, reproduzidas no livro. Para atiçar nossa curiosidade tem também as casas de celebridades do mundo da moda, como Karl Lagerfeld com sua coleção absurda de livros e o ateliê de Christian Louboutin. 

São dois livros muito inspiradores que não precisam ser lidos de uma só vez. Uma das características que eles têm em comum, a de parecer um álbum de fotografias, não deixa de ser um convite para ler, reler e folhear várias vezes, sem pressa e sem seguir a sequência das páginas. O livro The Selby in your place foi uma recente indicação do blog da Thais Farage, que encontrei para comprar na Amazon. O da Chris Campos comprei em 2013. 

Livros abertos: The Selby in your place (Todd Selby) e Como ninguém pensou nisso antes? (Chris Campos)
Livros: The Selby in your place (Todd Selby) e Como ninguém pensou nisso antes? (Chris Campos)

Quer comentar no blog?

Saiba como comentar usando o Disqus com o Facebook

Kindle Amazon

Addthis