terça-feira, 11 de agosto de 2015

Profissão: projetando interiores com o SketchUp Pro

Logo depois de finalizar o curso de AutoCAD 2D, que já contei no blog, resolvi fazer o de SketchUp, também no Senac-Santos. Este é um software que tive contato rapidamente durante o curso de design de interiores e continuei usando sem grandes dificuldades para criar ambientes em 3D. Percebi, contudo, que um curso específico me ajudaria a aprimorar e atualizar meu conhecimento sobre o programa. Não deu outra, valeu super a pena, aprendi muitos recursos que nem imaginava que existiam no SketchUp. 

Uma das primeiras novidades foi saber que, em 2012, o SketchUp, até então do Google, foi adquirido pela empresa Trimble, que vem tornando o software mais profissional e com versões completas pagas. O que utilizamos no curso é o SketchUp Pro 2015 e uma das suas vantagens é importar plantas do AutoCAD. É possível testar essa versão por 1 mês com download gratuito ou baixar a versão simplificada chamada SketchUp Make. E as vantagens e desvantagens do programa ao projetar os interiores? Como fiz com o AutoCAD, contarei para vocês abaixo: 

Vantagens do SketchUp:

1. Bibliotecas personalizadas: é muito bacana poder criar a sua biblioteca de materiais dentro do SketchUp, que já tem o seu acervo, mas não muito variado. Para incrementar a sua biblioteca, é legal pesquisar os sites das empresas, como a Suvinil, que disponibiliza um belo leque de cores digital. Além dos materiais, é possível criar também sua biblioteca de blocos 3D com as medidas e formas dos objetos e móveis personalizadas por você. Fica muito mais fácil trabalhar quando as bibliotecas estão bem organizadas. 

2. Variedade de blocos 3D: se você não quiser criar o seu próprio móvel ou objeto, é possível importar modelos prontos do "Armazém 3D", que nada mais é do que um acervo online, alimentado por usuários, com uma variedade enorme de peças para os interiores, diferentemente do AutoCAD. Uma das empresas que anunciou recentemente o lançamento dos seus modelos em 3D foi a Accord Iluminação, cujas belas luminárias de madeira já viraram post no blog. É possível ainda fazer intervenções nos blocos, mudar as cores, materiais, escala, de forma descomplicada. 

3. Criação de cenas e animações: achei esse recurso muito interessante, especialmente, para quem cria maquetes com vários ambientes. É só escolher algumas posições nos ambientes prontos, imaginando um observador fictício, criar as cenas e ao clicar para visualizá-las, dentro do SketchUp, temos uma animação simples, mas muito útil. Ainda dá para exportar em formatos diferentes como avi e mp4. 

4. Plugins do Sketchup Pro: muitos plugins à disposição, o chamado "Armazém de extensões", o que nos dá mais recursos para modelagem. Durante o curso fizemos um teste baixando uma ferramenta para definir o Norte solar e fazer estudos de insolação com a maquete, mas tem muitas outras que parecem bem interessantes. Para baixar e instalar, utilizando uma conta Google, foi super simples e rápido.  

5. Renderização: renderizar é um dos momentos mais "mágicos" do projeto em 3D. Transformar o seu desenho em uma imagem que parece real é bem empolgante, apesar do resultado final depender muito de saber configurar adequadamente as luzes, materiais, etc. Aprendemos a usar o plugin do Kerkythea, que é baixado direto do site do desenvolvedor. O bom é que não é complicado de usar, mas faria um curso focado nisso, se houvesse. 

Desvantagens do SketchUp:

1. Ausência de comando esfera e outros: fiquei surpresa quando fiquei sabendo que no SketchUp Pro não veríamos um comando para desenhar esferas ou cones. Também não há um comando específico para fazer cópias. Obviamente, conseguimos resolver por outros caminhos, mas acho que poderia ser bem mais intuitivo, se não houvesse essa limitação nos seus comandos básicos.

2. Impressão em escala: é bem fácil exportar o seu desenho como imagem e imprimi-la, porém, para fazer com que a mesma esteja em uma escala precisa, só foi possível por fora do SketchUp, em um programa anexo, chamado "Layout", que acompanha o programa principal apenas na versão "Pro". Se pudéssemos fazer essas configurações e montar as pranchas por dentro do SketchUp mesmo, sem ter que migrar, seria mais prático.  

Assim como no caso do AutoCAD, recomendo fazer o curso de SketchUp, que é um software mais intuitivo, mesmo assim, seus variados comandos e plugins podem ser mal utilizados, se não tivermos um olhar mais preparado. É bom lembrar também que o material publicado sobre o SketchUp, inclusive o que utilizamos durante as aulas no Senac, apresenta os comandos do software em inglês. Como já utilizamos a versão em português, sem uma orientação básica, pode ficar um pouco confuso ao estudar sozinho. 

Acredito que esse curso não se mostrou útil apenas para mim que sou designer de interiores e preciso projetar ambientes com riqueza de detalhes. Os arquitetos e engenheiros, que também estavam no curso, ficaram bem empolgados com outras ferramentas do programa que tinham mais a ver com suas áreas de trabalho.

SketchUp Pro 215
SketchUp Pro 2015. (imagem ilustrativa)

Quer comentar no blog?

Saiba como comentar usando o Disqus com o Facebook

Kindle Amazon

Addthis