quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Organização de ambientes: como se preparar para uma reforma

Uma reforma pode ocasionar muitas mudanças na rotina dos moradores. Nem sempre será possível executar um projeto de interiores com a casa totalmente vazia e as pessoas que vivem ali precisarão encontrar soluções temporárias para praticar suas atividades básicas do dia-a-dia. Para se preparar melhor para esse momento podemos utilizar algumas técnicas da organização profissional de ambientes residenciais.

organização de ambientes: Antes e depois do descarte de objetos
Imagens em preto e branco do antes (sem descarte) e do depois (com descarte)

Já que teremos que mexer no espaço, o primeiro passo será fazer uma triagem do que fica e do que será descartado. Esta é uma ótima oportunidade para avaliar os objetos que se acumularam ao longo dos anos e verificar as possibilidades de colocá-los em uso, reformar, doar ou jogar fora. Quando o objeto está muito danificado, como um móvel enferrujado ou infestado de cupins, uma boa solução é procurar um serviço de descarte da prefeitura da sua cidade. Em Santos, temos o "Cata-Treco", um serviço gratuito de retirada dos objetos com agendamento.

Feita essa triagem, começamos a categorizar o que restou com a ajuda de caixas e cestos. Não é preciso comprar itens organizadores antes da reforma, contudo, este é um momento oportuno para mapear as necessidades mais urgentes e providenciar o que pode ser usado depois. Deixar tudo mais fácil para ser deslocado de um ambiente para outro e o que for mais importante disponível para uso são nossos principais objetivos. Itens de um mesmo tipo devem ficar juntos para não se perderem durante a reforma, o que também facilitará o retorno aos seus lugares de armazenamento quando a obra for finalizada.

organização de ambientes: antes e depois da categorização dos ambientes
Imagem em preto e branco do antes (sem categorização) e do depois (com categorização para reforma). 

Nesse momento podemos aproveitar o que já temos em casa e sermos criativos para organizar os objetos, utilizando, por exemplo, caixas de papelão, potes de sorvete de plástico, bandejas, latas antigas de alimentos e embalagens de presente reforçadas. As caixas de papelão podem ser adquiridas gratuitamente em estabelecimentos comerciais e shopping centers que acumulam várias delas todos os dias. É importante selecionar o que iremos colocar nas caixas para não ficar pesado demais. Em bandejas podem ficar aqueles produtos de uso diário que precisam ser acessados facilmente. Artigos descartáveis, como pratos e talheres de plástico, podem facilitar na hora da alimentação, quando a cozinha está "interditada".  

Com a reforma finalizada é hora de colocar tudo em seu lugar novamente. Esta é mais uma oportunidade de fazer uma triagem, prestando atenção naqueles objetos que já não têm mais a ver com o ambiente reformado. Quando realizada a compra dos produtos organizadores, que foram identificados como mais urgentes antes da reforma, podemos organizar e identificar os itens adequadamente nos móveis e demais espaços. Se não houve condições de fazer tais aquisições, a categorização feita anteriormente ainda sim poderá ser mantida.  

organização de ambientes: produtos organizadores necessários após a reforma
Produtos organizadores que poderão ser necessários após a reforma. 

É bom lembrar que muitas pessoas adiam reformas importantes em suas casas por conta dos entraves causados pelos objetos guardados de forma desordenada ao longo da vida. Ao decidir pela execução de um projeto de interiores, a organização dos ambientes ajudará na preparação para os dias de reforma e trará grandes facilidades durante o processo de transformação dos espaços. 

Quer comentar no blog?

Saiba como comentar usando o Disqus com o Facebook

Kindle Amazon

Addthis