quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Design de interiores: paginação de piso

Uma das coisas mais legais que um projeto de design de interiores pode proporcionar é a personalização do ambiente, ou seja, deixar todos os detalhes com a cara do dono. Um dos muitos elementos que dá para personalizar é o piso. Não estou falando necessariamente de desenvolver um produto específico para o espaço, o que também seria possível, mas de algo mais simples, chamado paginação de piso

A paginação de piso nos permite escolher com segurança quais revestimentos vamos usar, quantas peças serão necessárias, onde começa e termina a instalação. Para tanto, antes de comprar o material e começar a obra, testamos combinações na planta baixa até chegar ao desenho que tem mais a ver com o conceito do projeto que estamos desenvolvendo. Abaixo mostro um exemplo de exercício de paginação de piso em 2D.

Carina Pedro - 2D de paginação de piso com assentamentos em formato escama e reto.
Exercício em 2D de paginação de piso com assentamentos em formato escama e reto. 

Há várias formas de distribuição dos revestimentos pelos ambientes. É possível criar o efeito de ampliação ou diminuição do espaço com as linhas que se formam no piso. É importante testar no projeto as diferentes possibilidades de assentamento, entre elas, o longitudinal, transversal e diagonal. Um exemplo é o assentamento em diagonal, que exige um trabalho atento, mas fica bem bonito e pode ser uma solução interessante para ampliar o espaço. 

Outra coisa bacana é que, com a variedade de revestimentos existentes no mercado, a paginação de piso nos permite sair do óbvio e aproveitar toda esse potencial na hora de delimitar e inovar na decoração dos espaços. Outro exemplo: utilizando apenas dois modelos diferentes de porcelanatos, um do tipo ladrilho, outro imitando madeira, é possível dividir, pelo piso, a área de preparação da comida do local de servi-la, ajudando também a compor o estilo decorativo escolhido pelos donos. Veja algumas inspirações:

paginação de piso com madeira e geometria
Foto: reprodução / Pinterest. Paginação de piso com madeira e geometria que criam uma espécie de tapete junto à área de preparação dos alimentos. 

Paginação de piso com peças retangulares e hexagonais
Foto: reprodução / Casa Claudia / Histórias de Casa. Paginação de piso com peças retangulares e hexagonais que criam uma divisão sem ser rígida. 

Paginação com mistura de piso neutro e de desenho marcante
Foto: reprodução / Pinterest / Arquitetura & Construção. Paginação com mistura de piso neutro e de desenho marcante que abrange todo o ambiente. 

Escolhido o desenho e os revestimentos que farão parte do projeto, quando for comprar na loja, precisamos levar em conta no cálculo dos custos a área total do ambiente (m²) e das áreas específicas, se optar por mais de um modelo. Costuma-se pedir 10% a mais de material para estocagem. Na execução do projeto os desenhos em planta baixa vão orientar por onde se deve começar e terminar o assentamento, de modo que não haja erros nem perdas desnecessárias de materiais. 

Quem tem dificuldade na hora da compra e execução da obra, pode consultar o profissional que desenvolveu o projeto ou contratar outro que faça o acompanhamento dessas etapas. Se você se interessou em utilizar porcelanatos na paginação de piso aproveito para indicar a leitura dos posts sobre o recente evento de lançamentos da Cerâmica Portinari com várias dicas de produtos e usos.  

Quer comentar no blog?

Saiba como comentar usando o Disqus com o Facebook

Kindle Amazon

Addthis