segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Decoração: combinação de cores

No começo do mês de outubro participei de um evento na loja Flor de Malagueta. A ideia era dar uma consultoria em decoração aos clientes para que acertassem na escolha dos produtos em promoção. Foi uma tarde muito gostosa que rendeu várias conversas sobre o tema. Entre as dúvidas que surgiram, a combinação de cores foi uma das questões que resolvi trazer aqui para o blog. 

artigos de decoração da loja Flor de Malagueta
Artigos de decoração da loja Flor de Malagueta (Santos). 

Na verdade, eu já fui prevenida para tratar dessa questão, que não é das mais fáceis, mesmo para nós, profissionais de design de interiores. Levei um círculo cromático e seis máscaras para mostrar as diferentes formas de combinar as cores. Todas as combinações, das menos às mais complexas, resultam em composições harmoniosas. A inspiração para montar o jogo de máscaras para o círculo cromático veio deste vídeo do IBDI: "Como acertar na mistura de cores para o ambiente".

Percebi durante o evento que os clientes estavam em busca de objetos decorativos para preencher vazios ou dar uma cara nova para um cantinho monótono da casa. As cores ajudam e muito nessa empreitada, mas precisamos saber utilizá-las adequadamente, a fim de aproveitar todo o seu potencial transformador. Temos que ter cuidado com os caminhos fáceis e com composições que acabam não refletindo os nossos gostos e preferências. 

Falando dos caminhos fáceis, antes de tudo, relembro o post "por uma casa mais colorida", em que comentei algumas vantagens de usar cores neutras na decoração. Sim, não são poucas, mas antes de optar por elas, é bom nos perguntarmos se esse é o nosso estilo preferido ou se está rolando um receio de usar outras cores. Quem se identificou com o assunto não deixe de ler também o post "exercícios para entender o seu estilo ou o do cliente". 

Vou começar pela combinação de cores complementares. Nesse caso, em um mesmo ambiente, veremos cores que são opostas no círculo cromático, ou seja, pelo menos uma cor fria e outra quente. Eu, particularmente, adoro essa tipo de decoração, mas existem pessoas que se incomodam com todo esse contraste, especialmente quando as cores são intensas. Veja alguns exemplos: 

combinação de cores complementares na decoração: vermelho e verde (a esquerda) e laranja e azul (a direita)
Foto: reprodução / Santíssima Fé Marcenaria / Casa Claudia. À esquerda, as cores complementares vermelho e verde e, à direita, laranja e azul. 

Outra composição bem interessante é a de cores que estão a uma mesma distância no círculo cromático, formando uma tríade. Uma das combinações mais conhecidas é a de cores primárias: azul, amarelo e vermelho, que ajudam a compor o estilo navy. Mas há também belas composições com as cores secundárias e terciárias. 

combinação de cores em tríade na decoração: tríade de amarelo, azul e vermelho (a esquerda) e laranja, azul e violeta (a direita)
Foto: reprodução / Homens da Casa / Emily Henderson. À esquerda, tríade de amarelo, azul e vermelho, à direita, de laranja, azul e violeta. 

A junção das cores análogas no mesmo ambiente também resulta em decorações harmônicas e diferentes. Para criá-la basta escolher uma cor no círculo cromático e combinar com as vizinhas. É possível criar um foco de atenção no ambiente por meio dos blocos de cores intensas. 

combinação de cores análogas na decoração: amarelo, laranja e verde (a esquerda) e violeta e vermelho (a direita)
Foto: reprodução / blog Assim eu gosto / Pinterest. À esquerda cores análogas amarelo, laranja e verde, à direita, violeta e vermelho. 

Podemos criar também composições monocromáticas com a seleção de uma única cor e aplicação de seus diferentes tons no ambiente. Encontramos vários exemplos com composição monocromática de cores neutras. É possível utilizar esse esquema neutro como base para a introdução de objetos decorativos coloridos, como os que vimos acima. 

Quando falamos de cores, as possibilidades na decoração são infinitas, por isso surgem tantas dúvidas. Em casos mais complexos, como comentei com alguns clientes na loja, também é possível testar combinações no programa de maquetes em 3D, como fiz neste post sobre "uso de cores nas paredes". Acrescentando as almofadas, quadros e vasos, temos uma prévia de como ficará o ambiente real, o que ajudará bastante na hora da decisão. 

Evento na loja Flor de Malagueta (Santos). Na foto: Mariana, Carina Pedro, Márcia e Alessandra (ao fundo)
Evento na Flor da Malagueta: da esquerda para direita, Mariana, Carina, Márcia e Alessandra (ao fundo).

Quer comentar no blog?

Saiba como comentar usando o Disqus com o Facebook

Kindle Amazon

Addthis