sábado, 20 de fevereiro de 2016

Decoração: como preencher o cantinho do buffet ou aparador

Desde que dei consultoria no evento da loja Flor de Malagueta ficou na minha cabeça a ideia de fazer um post só sobre decoração de buffets e aparadores. Naquele dia, alguns clientes, além da dúvida sobre combinação de cores, queriam saber também como preencher melhor esse cantinho e que objetos colocar tanto na superfície do móvel como na parede atrás dele. Nesse meio tempo fui separando algumas inspirações para comentar aqui no blog. 

Os buffets e aparadores são móveis que podem servir para armazenar diversos tipos de objetos dependendo do seu tamanho e do ambiente da casa onde for colocado. Isso os torna nossos aliados na hora da organização, porém deixá-los sozinhos, sem um "cenário", pode fazer o seu cantinho ficar sem graça. Isso porque, além de ser um móvel de armazenamento, eles também ajudam a preencher espaços vazios e a compor o estilo da casa. 

buffet e aparador Apartament Therapy /  Emily Henderson
Fotos: reprodução Apartment Therapy / Emily Henderson

Uma das composições que destaco para esses móveis é a que tem abajures. Para quem prefere a simetria, a combinação de um par deles mais um quadro ou espelho centralizado na parede é uma ótima opção, como podemos ver nas fotos. Se quiser que eles tenham mais destaque, é só escolher cúpulas coloridas. À noite, ajudam a criar uma iluminação mais aconchegante no lugar da luz geral. 

Também é possível criar uma composição interessante com um único abajur mais outra peça como vasos ou esculturas. O equilíbrio também pode se manter ao optar por modelos de alturas próximas posicionadas nas extremidades do móvel. Entre eles podem ser colocados itens de decoração variados, como porta-retratos, livros, velas, bandejas e outros, que ajudem a preencher a superfície do móvel. 

buffet ou aparador composição com quadros e espelhos - Emily Henderson / Etxekodeco
Fotos: reprodução Emily Henderson / Etxekodeco

Na parede detrás, os quadros, espelhos e outros itens pendurados ajudam a formar um conjunto harmônico com o móvel. Para acertar na proporção podemos seguir aquela dica da Emily Henderson que indiquei no post sobre dois erros comuns ao pendurar arte nas paredes. Segundo a designer, uma arte ou o conjunto delas na parede deve corresponder a pelo menos metade ou 2/3 da largura do móvel. 

Acredito que essa proporção, no caso de um buffet ou aparador, também possa ser criada levando em conta o tamanho de uma peça colocada sobre o mesmo, como no caso da segunda imagem acima, onde temos uma nítida harmonia entre o tamanho do abajur e o espelho redondo deslocado para esquerda na parede. Se fôssemos seguir a tentação de colocar o espelho centralizado em relação ao móvel, a composição não ficaria tão interessante.

buffet ou aparador com vaso de planta - Muma / Oppa Design
Foto: reprodução Muma / Oppa Design

Para quem gosta de um verde em casa, outro item que cai super bem sobre buffets e aparadores é o vaso de planta. Gosto especialmente dos terrários com suculentas e cactos bem decorativos, mas há outras opções de plantas com alturas diversas, que podem ser utilizadas para criar uma composição harmônica com outros objetos ou com vasos de plantas também. No post sobre plantas domésticas eu compartilho algumas dicas da minha mãe de como cuidar delas em casa. 

Outra área interessante que podemos preencher é embaixo do móvel, se a altura permitir, como na primeira foto acima. Nesse espaço podem ser colocados objetos decorativos e diversos itens aliados da organização e otimização do espaço, como cestos e bancos. Lembrando também que nesses cantinhos a decoração pode ser modificada de tempos em tempos e o móvel servir de apoio para os utensílios de um jantar especial ou para os enfeites de festas temáticas como o Natal. 

Quer comentar no blog?

Saiba como comentar usando o Disqus com o Facebook

Kindle Amazon

Addthis