terça-feira, 12 de abril de 2016

Profissão: o escritório móvel de arquitetura e design "uPik"

Imagine você em um escritório bem equipado podendo atender os clientes em um determinado ponto da cidade. Alguns dias depois você se "muda" para outro bairro ou outra cidade para atender mais uma leva de pessoas cheias de dúvidas sobre seus espaços. Não parece uma ideia legal? Eu achei bem interessante e tive a oportunidade de conversar com a fundadora desse escritório móvel que funciona dentro de um trailer amarelinho super charmoso!

Trailer da uPik e, à esquerda, os sócios Márcia e Daniel.
Trailer da uPik e, à esquerda, os sócios Márcia e Daniel. 

Andando pela Vila Madalena em São Paulo cruzei com o trailer amarelinho da uPik, empresa fundada pela arquiteta Márcia Monteiro e seu sócio, o designer de interiores Daniel Alves. Na verdade, eu já sabia que eles estariam lá, pois li um aviso em suas redes sociais. É o mesmo esquema dos food trucks que comunicam nas redes sociais onde serão as próximas paradas. Mas, neste caso, você também pode agendar uma visita no site da empresa. 

Ao conversar com a Márcia, comentei o quanto achei uma iniciativa empreendedora levar um escritório de arquitetura e design para as ruas da cidade e que isso poderia aproximar cada vez mais os profissionais do seu público-alvo, que precisa dos serviços especializados, mas não se sente à vontade para procurar um escritório do ramo. São vários os motivos deste afastamento, entre eles, os valores envolvidos neste tipo serviço personalizado. 

Para quebrar as barreiras, a uPik mostra no seu site os seus preços e os serviços prestados dentro do trailer. Entre eles está a consultoria exclusiva que, na minha opinião, é um dos caminhos mais acessíveis para quem tem vontade de fazer alguma mudança no ambiente, mas sente falta de uma orientação profissional para transformar a ideia em realidade. Em uma ou duas horas de consultoria muita coisa pode ser conversada e definida.   

Se a necessidade for mais complexa, outra opção possível é solicitar o projeto por ambiente. Márcia me explicou que utiliza no trailer o AutoCAD para fazer o desenho da planta baixa com a disposição dos objetos e móveis, por isso é importante que os clientes levem as medidas certas do espaço. Nesse atendimento eles também recebem do profissional indicações de fornecedores e outras referências úteis para executar o projeto. 

Eu, Carina Pedro, conhecendo o trailer da uPik.
Eu, Carina Pedro, conhecendo o trailer da uPik. 

Fotos: conhecendo o escritório móvel da uPik (acervo pessoal)

Nesses dois serviços não há acompanhamento da obra e também existe a limitação do tamanho dos espaços que não podem ultrapassar os cem metros quadrados. No interior do trailer, que é uma vitrine de como otimizar um espaço super pequeno, vi também catálogos, livros, entre outros materiais e equipamentos que dão condições para que os profissionais realizem seu trabalho e o cliente se sinta confortável para discutir ideias e planejar o que virá pela frente. 

Quer comentar no blog?

Saiba como comentar usando o Disqus com o Facebook

Kindle Amazon

Addthis