sábado, 25 de junho de 2016

Decoração: ideias para o uso da chita

Na minha última viagem a Minas Gerais, encontrei no Mercado Central de Belo Horizonte uma banquinha recheada de chitas. Passei a guardar referências depois que comprei a minha por lá, com intuito de usar na decoração da minha casa. É divertido descobrir as diferentes ideias que as pessoas têm para usá-la. Neste post vou mostrar algumas para gente se inspirar. 

Banca da Tradicional Cuscuz Paulista no Mercado Manual (MCB, São Paulo)
Banca da Tradicional Cuscuz Paulista no Mercado Manual (MCB, São Paulo). 

Uma das razões do meu encantamento pela chita é o colorido marcante de suas estampas que não passa despercebido no ambiente. Fui pesquisar melhor a história que envolve esse tecido antigo e descobri que sua origem é indiana e sua criação se deu no início do século XVII. Por meio das rotas de comércio da época, a chita foi parar na Europa pelas mãos dos portugueses e holandeses. Foi super bem aceita em Portugal, passando a ser fabricada por lá também no século seguinte. 

Aqui no Brasil, foi também pelos portugueses que a chita passou a fazer parte do nosso cotidiano doméstico. No Rio de Janeiro, no início do século XIX, uma região acabou ficando conhecida como Bairro da Fábrica das Chitas, devido à indústria de estamparia instalada no local. Até os dias atuais, a chita, também chamada de chitão, está firme e forte entre nós e é facilmente reconhecida por conta das estampas de flores em tons sempre fortes. 

A versatilidade da chita e a criatividade que ela desperta nas pessoas é algo único. É possível encontrar esse tecido aplicado em muitas superfícies diferentes, desde paredes até móveis. Também surge como cortina, toalha de mesa, em cadeiras e poltronas, almofadas, etc. Definitivamente, não há limites para a chita no mundo da decoração. Aqui no blog, há uns anos atrás, ela apareceu no post sobre a loja Doce da Roça. Veja algumas ideias bem bacanas que encontrei: 

Cortinas do restaurante D'Boa mexicano (Santos,SP) e almofada do piquenique da Thais Farage.
Cortinas do restaurante D'Boa mexicano (Santos,SP) e almofada do piquenique da Thais Farage. 

Luminária e móvel do restaurante mexicano Muchachela (Santos, SP)
Luminária e móvel do restaurante mexicano Muchachela (Santos, SP)

Vasinhos da Isabel Pariz e caderno da Xodó Papelaria.
Vasinhos da Isabel Pariz e caderno da Xodó Papelaria.

Banquinho São João e Fruteira Mundau de Rona Silva
Banquinho São João e Fruteira Mundau de Rona Silva. 

Ainda não decidi como vou usar a chita que comprei no Mercado Central de BH, mas estou bem propensa a fazer uma almofada, criar uma capa de caderno ou decorar uma latinha. As ideias são muito boas e dá vontade de executar todas. Ainda vou manter o suspense de qual estampa comprei, mas assim que resolver o que fazer, compartilho aqui no blog o meu novo item decorativo de chita! 

*Para o post utilizei o livro da designer de interiores Maria Lucia Machado, "Interiores no Brasil: Influência Portuguesa no Espaço Doméstico".

Quer comentar no blog?

Saiba como comentar usando o Disqus com o Facebook

Kindle Amazon

Addthis