sábado, 2 de julho de 2016

Design de interiores: circulação nos ambientes residenciais

Uma das principais preocupações do designer de interiores é encontrar soluções que garantam a boa circulação das pessoas nos ambientes residenciais. Em espaços de pequenas ou grandes dimensões podem ocorrer erros que prejudicam a mobilidade dos usuários e a funcionalidade dos objetos ali colocados. Esta é mais uma questão que mostra a importância de se fazer um projeto de interiores. 

Pensar na circulação é investigar se o nosso corpo vai se sentir confortável no espaço ao executar atividades no dia-a-dia. Para chegar a bons resultados de ergonomia, precisamos antes de tudo conhecer as dimensões do corpo humano e o espaço que a gente ocupa. Preencheremos o ambiente com os móveis e objetos que precisamos na condição de não impossibilitar, não nos machucar nem limitar os nossos movimentos. 

Para pessoas que têm facilidade de enxergar espacialmente, algumas medidas são mais óbvias, para outras, nem tanto. Sem planejamento, abrir uma simples porta para mexer no guarda-roupa pode nos levar a um malabarismo. Além do espaço necessário para andar, temos que considerar também outros movimentos, como levantar, sentar, agachar, abrir, mexer em gavetas e prateleiras.

É claro que tudo vai depender das necessidades dos usuários para os quais estamos projetando. Idosos, crianças, adultos, cadeirantes possuem demandas diferentes nos interiores residenciais. Mesmo assim, podemos falar em algumas medidas básicas que são recomendadas para se ter uma boa circulação nos ambientes da casa e que costumam gerar dúvidas em projetos: 

planta baixa de dormitório - Carina Pedro - medidas baseadas no livro de Miriam Gurgel, "Guia de Interiores para áreas residenciais"
Planta baixa com medidas recomendadas de circulação no dormitório, sala de jantar e sala de estar. Referência das Medidas: Miriam Gurgel, "Projetando Espaços: Guia de Interiores para áreas residenciais".

Largura de corredores: 100 cm 
Espaço ao redor da cama: 60 cm 
Espaço para acessar o guarda-roupa: 100 cm 
Espaço entre sofá e mesa de centro: 60 cm 
Espaço entre o tampo de uma mesa e a parede ou outro móvel: 110 cm (50 cm para cadeira mais 60 cm para circulação)

As portas da casa também possuem diferenças de tamanho importantes que facilitam a circulação entre os ambientes. Medidas ideais para portas: 

De entrada: 90 cm
Em dormitórios e cozinhas: 80 cm
Banheiros: 70 cm

As medidas recomendadas devem ser seguidas sempre que possível nos projetos de interiores. Elas podem variar em casos específicos, sempre para melhorar a circulação das pessoas no espaço. Se quiser saber mais sobre as necessidades dos idosos, tem um post no blog sobre “cuidados na casa do idoso”. Também fiz uma reflexão no post sobre “ergonomia na bancada de trabalho da cozinha”. É só clicar nos links em laranja!

Quer comentar no blog?

Saiba como comentar usando o Disqus com o Facebook

Kindle Amazon

Addthis