terça-feira, 12 de julho de 2016

Festival Santos Café 2016: degustação, exposição e música

De 8 a 10 de julho aconteceu o “Festival Santos Café 2016” no centro histórico da cidade de Santos. Fui conferir algumas atrações do último dia e aprendi técnicas básicas de preparação do café, além de poder degustar essa bebida que eu amo! Aproveitei também para ver exposições, conhecer os interiores de dois edifícios históricos do bairro do Valongo e ouvir a boa música da banda Big Time Orchestra. 

Bonde turístico passando pela Rua do Comércio, Santos-SP. Foto: Carina Pedro
Bonde turístico passando pela Rua do Comércio, Santos-SP.

A cidade de Santos tem uma relação muito forte com a história do café. Desde o século XIX o porto de Santos é responsável por escoar a produção de grãos vinda do interior de São Paulo. A economia cafeeira promoveu mudanças definitivas na cidade, entre elas, a atração de comerciantes que trabalhavam com a exportação do café e com a importação de artigos estrangeiros. Trato do tema no meu livro, Casas Importadoras de Santos e seus Agentes.

As transformações marcantes que a cidade sofreu ao longo de décadas por conta desse comércio tornam compreensível a homenagem à bebida por meio de um festival. Assim, mais pessoas são atraídas para conhecer e interagir nesse histórico centro comercial. O Museu do Café, na Rua XV de novembro, foi minha primeira parada. Quis conferir a apresentação “Dica do Barista” para aprender a fazer um café mais saboroso com os profissionais do Centro de Preparação do Café (CPC).

Barista explicando como fazer café no Museu do Café - Santos. Foto: Carina Pedro
Barista explicando como fazer café no Museu do Café. 

O barista começou a demonstração esquentando a água até a temperatura de 90 graus, pois a água fervida queima o pó e ainda faz mal à saúde. Em seguida, escaldou o filtro de papel com água quente para evitar alterações no sabor da bebida. Depois de moer o grão selecionado, oriundo das fazendas de Minas Gerais, o pó foi colocado dentro do filtro e, aos poucos, foi adicionada a água quente com movimentos circulares. 

Fiquei sabendo que quanto mais tempo leva para água passar pelo pó, mais cafeína é liberada. Isso não quer dizer que o café ficará com gosto forte. Se essa for nossa intenção é só adicionar mais pó e pronto! Lembrando que um bom café deve ser tomado sem açúcar para que o sabor natural seja saboreado. Depois de pronto, não se deve deixar a bebida por mais de uma hora na garrafa térmica, assim como o pó, que deve ser consumido em no máximo um mês. 

Salão da Construtora Phoenix - Santos. Foto: Carina Pedro
Salão da Construtora Phoenix. 

Interior da Casa da Frontaria Azulejada - Santos. Foto: Carina Pedro
Interior da Casa da Frontaria Azulejada. 
Fotos: Festival Santos Café 2016 (acervo pessoal)

Depois da degustação, fui ver a exposição “Coffee break: diálogos sobre o café”, na Construtora Phoenix, com pinturas, desenhos, fotografias, que remetiam à cultura do café. Eu nunca tinha entrado nesse edifício e fiquei encantada com a imponência do salão onde estavam as artes. Em seguida, visitei a Casa da Frontaria Azulejada, na Rua do Comércio. Conferi por lá a exposição “Do café ao cafezinho”, com painéis informativos sobre o produto, e registrei o seu belo interior, com as marcas do tempo ressaltadas pela iluminação cenográfica. 

No início da noite assisti ao show da Big Time Orchestra, banda super animada e talentosa que agitou o final do festival na Rua do Comércio. Para quem não viu, a banda participou do programa SuperStar na Rede Globo e arrasou com seus metais poderosos, visual retrô e releituras muito bacanas de sucessos mundiais.

E se você como eu adora café, expressei meu amor pela bebida aqui no blog em outros dois posts "TOP 5 lugares para tomar café em Santos" e "Cantinhos charmosos para a hora do café". É só clicar nos links em laranja

Quer comentar no blog?

Saiba como comentar usando o Disqus com o Facebook

Kindle Amazon

Addthis