quarta-feira, 26 de julho de 2017

Profissão: curso de fotografia na Imago Escola de Artes

Neste semestre que passou, fiquei monotemática nas minhas conversas e pensamentos por causa do curso de fotografia. É que fazia um bom tempo que um assunto não me empolgava tanto. Sempre fiquei instigada quando tinha que ir atrás de fotos para alguma pesquisa, quando lia um livro sobre o tema, ou quando encontrava fotógrafos profissionais em eventos, mas ainda não tinha aparecido a oportunidade de fazer um bom curso de fotografia! A hora chegou e o curso que fiz na Imago Escola de Artes foi sensacional!!

Monte Serrat, Santos - Foto: Carina Pedro
Monte Serrat, Santos. Foto: Carina Pedro 

Antes de tudo, quero dizer que a fotografia é um hobby familiar desde que eu era muito pequena. Em casa, sempre tivemos muitos álbuns de fotos e slides. Meu pai era o fotógrafo da família, acumulando conhecimento sobre o assunto e investindo em equipamentos para praticar ao longo da vida. Cresci vendo ele fotografar e, quando comecei, as câmeras ainda precisavam de filmes e de algumas horas para as fotos serem reveladas. Sem falar na montagem dos álbuns, uma diversão à parte escolher as melhores fotos impressas que ficariam guardadas. 

Aprender a utilizar câmeras digitais é um dos assuntos do curso de fotografia da Imago Escola de Artes, onde, por um semestre, estudei técnica, teoria e prática fotográfica. Já nas primeiras aulas aprendemos como regular ISO, velocidade e abertura do diafragma. Esse exercício de fotometria nos permite controlar a luz na câmera digital e é fundamental para quem começa a fotografar em modo manual. Também tivemos aulas sobre tipos de câmeras e lentes, outro assunto espinhoso para mim, já que não tinha ideia dos modelos, nem de qual deles me atenderia melhor.

Bolsa do Café, Santos. Foto: Carina Pedro
Bolsa do Café, Santos. Foto: Carina Pedro

Uma das melhores experiências do curso foram as saídas fotográficas, em que pudemos praticar todas as técnicas aprendidas e tirar dúvidas sobre o uso dos equipamentos de foto e luz. Durante essas saídas, como minhas aulas eram à noite, cliquei em condições difíceis de iluminação, mas valeu a pena para conhecer minhas limitações e as do meu equipamento. Fomos em alguns pontos diferentes da cidade de Santos, como Monte Serrat, Praça das Bandeiras e Bolsa do Café. Também tivemos uma saída incrível na Avenida Paulista, em São Paulo, que já contei aqui no blog.

Na aula seguinte a uma  saída fotográfica, as nossas melhores fotos eram comentadas em sala de aula pelos professores, o que me ajudou a refletir sobre a imagem captada, o recorte feito e a luz utilizada. A possibilidade de editar a imagem após o clique nos abre um leque de escolhas, o que pode ser complicado para iniciantes na arte de fotografar. Para mim, tem sido um processo novo e desafiador fazer recortes na imagem que cliquei, alterar tonalidades, etc. Entre os softwares mais usados para edição, aprendemos o Adobe Camera Raw. No celular, tenho preferido o Lightroom e gosto bastante. 

Avenida Paulista, São Paulo. Foto: Carina Pedro
Avenida Paulista, São Paulo. Foto: Carina Pedro 

Ainda tivemos aulas sobre linguagem para conhecer outros fotógrafos que nos servem de inspiração até hoje, especialmente aqueles que viveram numa época em que a tecnologia estava em outro estágio. Também tivemos uma aula só de história da fotografia, que foi muito instrutiva para conhecer toda sua (re)evolução técnica e os principais inventores dessa arte. Por fim, uma aula só sobre impressão em diferentes suportes, como canvas, papel de algodão, adesivo, em que também pudemos compreender o esforço durante esse processo, a fim de que o resultado final atinja a melhor qualidade possível.

Se recomendo o curso para quem não é fotógrafo? Recomendo sim, muito! Minha ideia, a princípio, era melhorar a qualidade das imagens do meu blog, depois do curso, penso também em fotografar outros assuntos. Além de tudo, o curso me instigou a continuar estudando, não basta só intuição. Para mim, por enquanto, a fotografia ainda é um hobby, mas o curso da Imago Escola de Artes é perfeito para quem quer ingressar e investir nessa profissão.

Quer comentar no blog?

Saiba como comentar usando o Disqus com o Facebook

Kindle Amazon

Addthis