domingo, 27 de agosto de 2017

Profissão: o bloqueio de criatividade

Sabe quando a criatividade para escrever, desenhar, fotografar, se vestir, etc., parece que desapareceu de uma hora para outra? Um tipo de bloqueio que faz você seguir o caminho mais óbvio, como se estivesse no piloto automático. Quando esse apagão acontece comigo, tento responder estas duas perguntas para mim mesma: Quais são os motivos que estão dificultando o meu processo criativo? E quais são os caminhos para estimular o olhar, as ideias, os insights?

Arcos do Valongo, Santos, SP - foto: blog Carina Pedro
Arcos do Valongo, Santos, SP. Foto: Carina Pedro 

Recentemente, minha criatividade sofreu um desses apagões, gerando efeitos negativos no blog e na minha vida offline. Uma escassez de insights e de motivação para executar as poucas ideias que surgiam tomou conta do meu dia-a-dia. Procurei entender os motivos que me levaram a essa situação crítica e cheguei à constatação de que pouco tempo livre, rotina repetitiva e poucos diálogos construtivos comprometeram meu processo criativo. Vou explicar melhor cada um desses três motivos: 

1. No pouco tempo livre da semana, fora do trabalho, estava sempre cansada para fazer qualquer atividade, das tarefas de organização doméstica às que alimentam a alma, como ler, assistir a filmes, ir a exposições, sair com amigos para conversar. O fato de não ter tempo suficiente para repor as energias e, consequentemente, não conseguir me organizar para fazer atividades que me davam prazer no dia-a-dia atingiu minha criatividade em cheio.  

2. Falando em rotina, a repetição contínua de tarefas semelhantes, por um longo período de tempo, sempre me causou um tédio difícil de lidar. A gente sabe que isso faz parte da vida, até para que certos objetivos sejam atingidos, porém a falta de perspectiva de viver novas experiências, aprendizados e desafios em um futuro próximo é algo que vinha minando a minha criatividade.

3. Quando falo em diálogos construtivos me refiro àquela rica interação entre as pessoas no dia-a-dia. Somos seres sociais e essa troca é muito importante. Quando ela não existe, existe pouco ou não é predominantemente construtiva, bate aquele sentimento de incapacidade, que serve de alerta para revermos nossos passos. A reflexão pode nos fazer perceber que não somos desprovidos de um ou outro talento, mas que talvez não estejamos sabendo usá-lo da melhor forma.  

Serra da Graciosa, Morretes, PR. Foto: Carina Pedro
Serra da Graciosa, Morretes, PR. Foto: Carina Pedro 

E, então, quais são os caminhos que encontrei para estimular o meu olhar criativo, ter mais ideias e insights?Ainda estou em fase de recuperação, mas três ajustes na rotina já estão provocando efeitos positivos: 

1. Tomar consciência de que era preciso desacelerar e descansar o corpo foi o primeiro passo para melhorar o ânimo. Isso inclui respeitar o meu tempo de sono diário, o que nem sempre é possível, mas ajuda muito a renovar as energias e limpar a mente. E, organizar a semana, de modo a aumentar as horas livres e preenchê-las com atividades que me despertam a criatividade, como projetos de faça você mesmo e fotografia. 

2. Descobri que inserir na minha rotina cursos ligados à arte e ao design é um potente combustível para criatividade. Esse semestre que passou, como já contei no blog, consegui fazer um curso de fotografia. Fiquei tão empolgada com as aulas, que percebi o quanto me fazia falta dedicar parte do meu tempo para cursos que me inspiram e expandem meu reportório. Sempre amei uma sala de aula, mas hoje em dia, os workshops e os cursos livres, sem tantas obrigações acadêmicas, são os que mais me atraem e me trazem satisfação.

3. Por fim, a tarefa mais difícil até o momento tem sido me afastar de pessoas e situações que não me ajudam a evoluir, e buscar me cercar do que faz minha energia fluir bem. Para quem gosta de exercer a criatividade é comum se sentir frustrado em um cenário que não valoriza, limita ou até oprime essa capacidade. A certeza de que "um balde de água fria será jogado" toda vez que se propor algo fora da caixa é, sem dúvida, uma circunstância complicada de tolerar por muito tempo. Só nos resta não ficar apáticos e buscar saídas para que a criatividade volte a brilhar e a alegria de viver nos reencontre!

Quer comentar no blog?

Saiba como comentar usando o Disqus com o Facebook

Kindle Amazon

Addthis