terça-feira, 10 de outubro de 2017

Fotografia: visita à Paranapiacaba e exposição em Santos

Já faz um tempo que venho pensando em expor minhas fotografias aqui em casa. Estou montando uma boa coleção que gostaria de poder visualizar todos os dias. Meu sonho era montar uma galeria daquelas de "casa de revista", com quadros subindo pelas paredes, mas não dá, infelizmente, não tenho espaço, nem pé direito para isso. Neste post falo um pouco sobre isso, sobre minha visita à Paranapiacaba e sobre a exposição que estou participando na Galeria Brás Cubas, no Teatro Municipal de Santos

Vila de Paranapiacaba, Santo André-SP. Foto: Carina Pedro blog
Vila de Paranapiacaba, Santo André-SP. Foto: Carina Pedro

No primeiro final de semana de setembro, fui com os colegas e professores da Imago Escola de Artes até Paranapiacaba, uma vila muito charmosa de Santo André, onde os trabalhadores da estrada de ferro Santos-Jundiaí se fixaram na segunda metade do século XIX, quando se deu a construção da ferrovia. Os vestígios da arquitetura inglesa, muito ferro e madeira, enchem os olhos de quem gosta de fotografar lugares históricos. 

A vila é "exibida", ninguém te impede de registrar ao longo da caminhada os detalhes de portas e janelas de madeira desgastadas pelo tempo. Até no Infinito Olhar, local onde paramos para tomar um café, foi possível clicar a decoração vintage. O único ponto turístico, em que contamos com a facilidade de sermos um grupo de fotógrafos, foi o Museu Ferroviário. Lá, não pode entrar de câmera fotográfica sem autorização. Ainda bem que fomos liberados, quem gosta do estilo industrial vai se esbaldar com os artefatos ferroviários. Logo depois da viagem, postei várias fotos no meu Instagram.

Museu Ferroviário, Paranapiacaba-SP. Foto: Carina Pedro blog
Museu Ferroviário, Paranapiacaba-SP. Foto: Carina Pedro

Sobre a coleção que estou criando com essas saídas fotográficas e minha vontade de deixá-la à vista, tenho buscado referências para montar minha pequena exposição doméstica em livros, na internet e na vida "real". Uma das ideias eu tirei do livro The Shopkeeper's home e consiste em escolher molduras iguais, no tamanho e na cor, para pendurar artes, com as mesmas características, de forma simétrica. Como minhas fotografias são predominantemente coloridas e o assunto envolve sempre arquitetura, história e design, esta forma de apresentá-las ficará bem bacana. Aqui no blog também tem outras dicas legais sobre como pendurar artes nas paredes.

A impressão e as molduras envolvem custos que dependem do tamanho e da qualidade de ambas. Da impressão feita em lojas de fotografia a uma impressão fine art, o preço muda consideravelmente. Ainda não tomei uma decisão, mas fiquei encantada com o trabalho do André Monteiro que imprimiu as nossas fotos para exposição na Galeria Brás Cubas. Conheci seu estúdio durante o curso  de fotografia, suas várias opções de impressão e o tratamento impecável da foto. Já as molduras, minha escolha é a loja online "Parederia", indicada pelo clube de assinatura "Caixote", do qual faço parte. São diversos tamanhos e cores à venda, além das molduras sob medida que eles desenvolvem.

Exposição Mon Premier Regard, Teatro Municipal, Santos - SP. Período: outubro de 2017
Exposição Mon Premier Regard, Teatro Municipal, Santos - SP.

Outra inspiração não poderia vir de lugar melhor, direto da Galeria Brás Cubas, no Teatro Municipal de Santos, onde uma das minhas fotos e as de outros alunos da Imago Escola de Artes estão sendo expostas neste exato momento. Fechando com chave de ouro a experiência de estudar fotografia na teoria e na prática, sem dúvida, uma das melhores coisas que fiz este ano. Para quem quiser conferir, a exposição fotográfica "Mon premier regard" vai até dia 18 de outubro, de segunda à sexta-feira, das 14h às 19h.

Quer comentar no blog?

Saiba como comentar usando o Disqus com o Facebook

Kindle Amazon

Addthis