segunda-feira, 6 de novembro de 2017

Evento: Casa Vogue Experience 2017

Escolhi o sábado, dia 21 de outubro, para visitar a Casa Vogue Experience, em São Paulo, evento promovido pela revista Casa Vogue e seus patrocinadores, com a participação de profissionais reconhecidos da área de arquitetura e design. Minha opção pelo sábado foi motivada especialmente pela palestra do Sérgio Matos, designer que já apareceu aqui no blog, criador do Balanço Bodocongó. Na mesma ocasião, Sônia Quintella falou dos projetos da ArteSol, organização voltada à valorização e ao desenvolvimento do artesanato brasileiro.

Sérgio Martos e Sônia Quintella na Casa Vogue Experience 2017 - São Paulo, SP.
Sérgio Martos e Sônia Quintella na Casa Vogue Experience 2017 - São Paulo, SP. 

Assim que entrei na Casa Vogue Experience, apesar de ter um número bem menor de ambientes decorados, senti aquela sensação de estar na Casa Cor, evento que há alguns anos não visito. Entre outras coisas, a abordagem ostensiva dos vendedores de assinatura da revista, já na entrada, é algo que me incomoda bastante. Percebi o quanto essa pausa foi boa para eu beber de outras fontes de informação. Ao final, não fiquei com a sensação de estar vendo as coisas de sempre, mas, pra mim, a parte boa do evento foi mesmo as palestras.

Com o nome de "Design e Artesanato em comunidades tradicionais brasileiras", a apresentação começou com a fala da Sônia Quintella, diretora da ArteSol, criada em 1998, como programa social para combater a pobreza em regiões de seca, hoje, uma organização atuante em diversos projetos pelo Brasil. Quintella compartilhou com a gente alguns trabalhos da organização, entre eles, o mapeamento do artesanato das regiões brasileiras e a disponibilização da informação em uma rede online. Falou também da venda desses produtos artesanais na Artiz, loja modelo, que existe no Shopping JK Iguatemi, com planos de ser também um e-commerce. 

Casa Vogue Experience 2017- São Paulo, SP.
Casa Vogue Experience 2017- São Paulo, SP. 

O que mais me chamou a atenção na apresentação de Quintella, além da sua paixão pelo trabalho artesanal, materializada nas roupas e acessórios que estava vestindo, foi o seu empenho por criar uma conexão entre jovens designers e artesãos. A diretora da ArteSol mencionou a arrogância da academia versus a simplicidade das comunidades artesãs. Para ela, é preciso que as novas gerações convivam com os saberes tradicionais, associem forças, criem produtos que exaltem a cultura artesanal e adquiram valor justo no mercado do design e da decoração. Confessou que sua maior satisfação é ver o artesão com seu portfólio, atendendo seus clientes, de maneira autônoma. 

Na sequência, a fala de Sérgio Matos veio acrescentar por meio do relato da sua própria experiência profissional. O designer atua em diversas comunidades brasileiras com a intermediação do Sebrae. Os trabalhos realizados são belos exemplos de que a conexão entre o desenho industrial e a técnica artesanal pode dar certo. Matos faz uma verdadeira imersão, para que o projeto se desenvolva no local onde residem os artesãos, com as técnicas e com a matéria-prima disponível. Já a inspiração para o desenho do produto pode vir da natureza nativa ou de uma lenda regional.

Casa Vogue Experience 2017 - São Paulo, SP.
Casa Vogue Experience 2017 - São Paulo, SP.

O retorno econômico dos projetos é um assunto que me impressionou bastante. Segundo Matos, um artesanato tradicional, já meio batido no comércio, como um cesto de 20 reais, dá lugar a uma luminária de mil reais, feita pelo mesmo artesão, com o desenho assinado pelo designer. Ao falar do sentido maior desse trabalho, Matos nos explica que, ao se tornarem vendáveis no alto mercado de decoração, esses produtos garantem melhores condições de vida, além do reconhecimento dos seus saberes e valorização da sua identidade cultural.

Foi comentado também sobre as discordâncias a respeito desses projetos, por considerar, entre outras questões, uma descaracterização do artesanato tradicional. Quintella falou do trabalho da antropóloga Ruth Cardoso e da pesquisadora Adélia Borges, já Matos confirmou a existência de críticas, mas destacou que o desejo do artesão de comercializar ou não o produto final é sempre respeitado. Independente de ter essa questão resolvida, não posso deixar de destacar os registros fotográficos dos artesãos e sua arte, feitos pelo próprio Sérgio Matos, in loco. Dá para acompanhar pelo seu perfil no Instagram. É, sem dúvida, de encher os olhos e dar um orgulho instantâneo da nossa cultura tão rica e diversa! 

Quer comentar no blog?

Saiba como comentar usando o Disqus com o Facebook

Kindle Amazon

Addthis