terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Design de interiores: lista de 12 coisas que toda casa deveria ter

Postei na fan page do blog (curte lá!) uma reportagem sobre as vantagens de morar em apartamentos pequenos nas grandes cidades. Um dos desafios de quem se muda para um lugar menor é desapegar e aprender a viver com menos objetos. Pensando nesse tema, lembrei de um post do blog Apartment Therapy em que Maxwell Ryan propõe uma lista de 12 coisas que toda casa deveria ter. 

Já tinha comentado aqui no blog sobre o livro de Maxwell Ryan, "Terapia do Apartamento", lembram? Nele, o designer compartilha essa ideia de descartarmos os objetos que estão sem utilidade no nosso dia-a-dia e deixarmos à mão o que realmente nos ajuda a viver melhor (se ainda não leu o post, clique no destaque em laranja).

Como gosto muito de suas dicas, resolvi compartilhar aqui no blog essa listinha de 12 itens que, segundo Ryan, serve também para quem está começando a montar uma casa. 

Vamos ver?
  12 itens que não podem faltar em casa - blog Apartament Therapy
1. Alfinetes de alumínio: são sempre úteis, servem para pendurar recados, imagens em murais de cortiça, madeira ou parede. São fortes e não precisam de martelo. 

2. Produtos biodegradáveis: hoje em dia tem muitas marcas de produtos de limpeza que não causam danos ao meio ambiente. Devem ser sempre a primeira opção na lista de compras. 

3. Lençóis de flanela: mesmo não precisando deles na maior parte do ano, quando esfria tornam-se seu melhor amigo. 

4. Pista de pouso: um pequeno espaço na entrada da casa onde você pode deixar o casaco, as chaves e as correspondências. Você ainda pode incrementá-lo com um quadro de avisos, lixeira e cabideiro. 

5. Guardanapos de pano: além de ser mais gostoso de usar, é mais econômico e ainda dá um estilo a sua mesa de jantar. 

6. Luzes em todos cômodos: em geral, os lares são mal iluminados. Não adianta ser bem decorado e escuro! Uma solução simples é ter três pontos de luz em cada cômodo. 

7. Dimmers: são simples de instalar e proporcionam a transformação do ambiente por meio da regulagem da luz. É possível criar atmosferas diferentes com estes dispositivos. 

8. Um bom aspirador de pó: limpeza é essencial para uma casa confortável e saudável. Ter na mão um prático aspirador de pó garante que se mantenha tudo limpo, principalmente, quando se tem animais. Você pode ter também aquele robozinho aspirador que mereceu um post aqui no blog, o iRobot Roomba.

9. Arte a 1,45 m: muitas pessoas não têm critério para pendurar quadros. Quando está muito alto, fica desconfortável e difícil apreciá-lo. O ideal é que o centro do quadro fique a 1,45 m do chão. Tem um post sobre quadros na decoração com mais informações. 

10. Velas nas refeições: as velas dão um charme e criam um clima de tranquilidade no momento das refeições. As crianças também gostam e ficam mais concentradas na mesa. 

11. Facas e tesouras: são super necessárias para abrir pacotes, cortar rótulos, preparar flores.

12. Um vaso de planta e flores frescas: um pouco da natureza no interior da casa faz muito bem aos moradores. Traz leveza e beleza ao dia-a-dia. 

O que vocês acham? Concordam que todos esses itens são necessários? Acrescentariam algo mais nessa listinha? Escreva sua opinião nos comentários.

Fonte: blog Apartament Therapy, Maxwell Ryan, post "12 things every home should have".

Quer comentar no blog?

Saiba como comentar usando o Disqus com o Facebook

Kindle Amazon

Addthis