quinta-feira, 3 de abril de 2014

Decoração: Relicário Santo Antônio e o estilo clássico

Durante minha visita à cidade de Ilhabela acabei conhecendo um lugar bem interessante para os amantes do estilo clássico: Relicário Santo Antônio. Um local que mais parece um museu, mas onde tudo está à venda, desde pequenos objetos de decoração até móveis originais de outras épocas.

Conversando com os vendedores, descobri que grande parte das peças foram arrematadas em leilões mundo à fora, algumas passaram por reformas, outras estavam intactas. Depois da visita, pesquisando na internet o site do Relicário, descobri que também é possível comprar as peças online, achei ótimo! 

Outra coisa interessante é o "perfil do estilo clássico" que podemos ler na página da loja virtual. Sempre vejo muitas pessoas com dificuldades para definir um estilo para decoração da casa. Dicas como essas podem ser um bom começo. Escolhi cinco itens desta listinha para compartilhar aqui, vamos lá?

1. Um dos elementos base do estilo tradicional é a mobília em cerejeira, mogno, palissandro ou nogueira, entre outras, mas sempre em tonalidades escuras e dramáticas. O mármore também é uma matéria-prima de eleição, nomeadamente nas cozinhas e banheiros.

2. A paleta de cores é composta essencialmente por preto, bordeaux, azul-marinho e verde-esmeralda, que podem e devem ser combinadas com elementos dourados, prateados, cor de ferrugem e cor-de-rosa bebê. Para uma sofisticação mais clean, o estilo clássico funciona igualmente bem com branco, creme, cru, bege e diferentes tonalidades de castanho.

3. Os cortinados longos e dramáticos, em seda, brocado ou veludo, lisos ou com riscas, sempre dentro da paleta de cores tradicional, são outra peça chave deste estilo.

4. Se não estiverem forradas com um papel de parede luxuoso e padronizado, as paredes clássicas requerem obras de arte antigas, onde dominam os estilos retrato ou vida morta, em tela ou impressa em litografia. Também é habitual ver bonitas tapeçarias a adornar, com pompa e circunstância, as paredes.

5. Em termos de peças decorativas, o destaque vai, sem dúvida, para cristais, porcelanas, prata, latão, candelabros, bustos, livros, espelhos e molduras ornamentadas, lustres, arranjos florais, candeeiros de parede e com abajur em seda… Muitas vezes, os mesmos objetos são utilizados em duplicado para conseguir uma simetria harmoniosa e o toque de requinte que é a decoração tradicionalmente clássica.

Fotos do Relicário Santo Antônio:

Fotos: objetos e móveis do Relicário Santo Antônio (acervo pessoal)

Última dica (essa é minha!): para que a opção pelo clássico como estilo predominante entre os objetos, cores e móveis não transforme a casa em um cenário de novela de época, é importante introduzir materiais e elementos mais modernos no projeto. Quem faz isso super bem é a designer de interiores Candice Olson, em seu programa Design Divino, que já comentei aqui no blog. 

Quer comentar no blog?

Saiba como comentar usando o Disqus com o Facebook

Kindle Amazon

Addthis