sábado, 4 de julho de 2015

Variedades: dois eBooks para ler no Kindle "O tempo é um rio que corre" e "Nu, de botas"

Depois que descobri no meu Kindle um livrinho chamado "meus recortes" fiquei ainda mais empolgada com o eReader. Tudo que a gente grifa e adiciona marcadores durante a leitura vai para essa espécie de caderno de notas que podemos consultar quando quisermos. Tenho feito isso sempre que me deparo com uma frase ou trecho mais marcante do livro. Alguns, inclusive, chego a compartilhar no meu twitter (carina_pe) de tanto que me empolgo! Fiz isso com os dois últimos eBooks que li: "O tempo é um rio que corre" da Lya Luft e "Nu, de botas" do Antonio Prata. 

Capa do livro "O tempo é um rio que corre" de Lya Luft


A indicação do livro da Lya Luft, "O tempo é um rio que corre", eu peguei assistindo ao programa Saia Justa do canal GNT. Adorei o título e fiquei bem curiosa com os comentários das participantes do programa. Ao longo do livro, as memórias e reflexões da autora sobre a sua longa existência são divididas em três partes com nomes bem sugestivos: Águas mansas, Maré alta e A embocadura do rio. Fiquei especialmente tocada com a maneira com que Lya Luft fala da velhice, uma fase que pode ser muito leve e alegre se for vivida com sabedoria. Encontrei também muitas passagens que são verdadeiros conselhos aos jovens e que trazem alento em meio àquela ansiedade típica de uma fase em que se quer conquistar o mundo. 

Apesar de não ser um livro de auto-ajuda, ao longo da leitura, marquei vários trechos que releio quando preciso, um deles até citei na minha mensagem de Ano Novo. Para este post, escolhi outra passagem bem interessante, em que a autora compara a vida à construção de uma casa:

"A vida é uma casa que construímos com as próprias mãos, criando calos, esfolando joelhos, respirando poeira. Levantamos alicerces, paredes, aberturas e telhado. Podem ser janelas amplas para enxergar o mundo, ou estreitas para nos isolarmos dele. Pode haver jardins, pátio, por pequenos que sejam, com flores, com balanços, para a alegria; ou só com lajes frias, para melancolia".

Demais, né? Para reler sempre!

capa do livro "Nu, de Botas" de Antonio Prata


Outro livro muito bacana em que o autor também compartilha suas memórias, mais especificamente da sua infância, é o "Nu, de botas", de Antonio Prata. Pelo título já dá para ver que o humor estará presente nas páginas do livro. E está mesmo, como em outros livros de crônicas do autor "As pernas da tia Corália" e "O Inferno atrás da pia", que foram os primeiros que li há uns bons anos e que me fizeram tornar fã do cronista. Quem foi criança nos anos 80 vai se identificar com várias passagens e dar boas risadas com "Nu, de botas". Acho que especialmente os meninos vão se divertir muito com os "dramas" infantis vividos por Antonio Prata junto aos seus parentes e amigos nos lugares de sua infância. 

Entre as crônicas que mais gostei estão o Alô, Bozo?, Cueca e Blowing in the wind, na qual marquei este trecho muito divertido para quem foi criança nos anos 80, ops, eu inclusive..rsrsrs..:

"...Hoje em dia, se a polícia para um carro e flagra uma criança nessa posição, o motorista deve perder a carteira, talvez até a guarda dos filhos, mas estávamos na primeira metade da década de 80: não se usava cinto de segurança nem protetor solar, pessoas não andavam por aí com garrafinhas d'água, como se fosse o elixir da vida eterna, fazíamos cinzeiros de argila para os pais nas aulas de artes e o colesterol era apenas uma vaga ameaça de gente paranoica, como a CIA ou a KGB, de modo que eu seguia feliz e contente, estrada acima, entretido com as árvores passando lá fora, de cabeça para baixo."

Lembrando que ambos os livros estão à venda na Amazon também em formato físico. É só clicar nos links em laranja. Quem gosta deste tipo de post, tem outros dois aqui no blog com indicações de e-books que li e gostei: os livros "Perda Total" e "Caixa Preta" de Ivan Sant'Anna e 2 eBooks para ler no Kindle "O lado bom da vida" e "Emprego dos sonhos".

Quer comentar no blog?

Saiba como comentar usando o Disqus com o Facebook

Kindle Amazon

Addthis