quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Design de interiores: cortinas e persianas

Pode ser que você não repare muito nelas, mas cortinas e persianas estão presentes na maioria dos ambientes de uma casa. Elas exercem funções importantes, desde decorar até proporcionar mais conforto. Sendo um produto da categoria têxtil é importante o designer de interiores pesquisar sobre os tipos de tecidos, conhecer os modelos e as novidades para poder orientar seus clientes e especificar adequadamente no projeto. 

Existem algumas diferenças básicas entre cortinas e persianas. Vamos saber qual dos modelos é o mais indicado para o projeto ao analisar as necessidades e preferências de estilo dos usuários do espaço. Neste post comento algumas características de ambas:

À esquerda, cortina de ilhós no varão duplo de metal e à direita persiana rolô.
À esquerda, cortina de ilhós no varão duplo de metal e à direita persiana rolô.

Cortinas

Cortinas são ótimas para criar uma atmosfera acolhedora no ambiente, especialmente em quartos de dormir e salas de estar. Ajudam a controlar a luminosidade, a temperatura (leia mais no post “dicas para resfriar os ambientes”) e a compor a decoração do cômodo, podendo ser combinadas com enxovais, tapetes, almofadas e estofados.

É possível trabalhar com composições de tecidos de diversos tipos. No mercado há opções 100% natural, como algodão e linho, 100% sintéticos, como o poliéster, e os misturados. Os dois últimos têm melhor custo-benefício e facilidades na manutenção. Há ainda o tecido conhecido como blackout, que pode substituir o forro para bloquear a luz que vem de fora, combinando com outros tecidos mais leves e estampados, ou até mesmo sozinho. 

Cortinas podem ser colocadas em trilhos ou varões simples, duplos ou triplos. Em trilhos, presas no teto, as cortinas ficam muito bonitas com pregas que criam um belo movimento. Já os varões ficam à vista, a uma certa distância do teto, e dependendo do efeito que se quer criar, podemos escolher entre o modelo de madeira ou de metal colorido. Neles as cortinas podem ser presas com alças, argolas, laços, ilhós.

Modelo de prega, varão e ilhós para cortinas. 
Fotos: Cortinas e persianas no design de interiores (acervo pessoal)

Persianas

Em um espaço mais minimalista e compacto, em que as cortinas ocupariam um volume precioso, as persianas tornam-se a solução ideal. Há vários modelos no mercado, entre elas, a rolô, romana e de alumínio. A variedade de tecidos das cortinas também vale aqui, inclusive o blackout. Outra opção interessante que encontramos à venda é a persiana anti-chama, que funciona muito bem em uma janela perto do fogão, por exemplo.  

Para um orçamento é importante fazer a medição correta do espaço da janela onde será instalada uma cortina ou persiana. Já o cálculo da quantidade de tecido deve ser feito por uma empresa especializada na confecção desse tipo de produto. Os preços podem variar bastante de um modelo para o outro e também de uma empresa para outra. Vale a pena fazer uma pesquisa de mercado!

Quer comentar no blog?

Saiba como comentar usando o Disqus com o Facebook

Kindle Amazon

Addthis