sábado, 31 de janeiro de 2015

Design de interiores: lojas de design e decoração que eu queria conhecer!

Uma das atividades do designer de interiores é pesquisar lojas e produtos interessantes para os seus clientes. Assim, quando um projeto requer algo específico, temos uma lista de lojas para consultar preços e adquirir peças diferenciadas. Acontece que, em meio a este levantamento, uma ou outra loja pode acabar caindo no nosso gosto pessoal. 

Entre tantas lojas convidativas, tem aquelas que sempre acompanho nas redes sociais e que gostaria muito de conhecer pessoalmente por me identificar com o estilo dos produtos. Brasileiras: Estúdio Glória, Desmobília e Loja Teo, e as estrangeiras: Cartolina e DEPA Design Store. Vou contar um pouquinho o que despertou a minha atenção em cada uma delas. 

Estúdio Glória
Foto: reprodução / Estúdio Glória. Rua Mateus Grow, 576, São Paulo. 

Pelo que eu me lembre, a primeira vez que ouvi falar do Estúdio Glória foi por meio da Chris Campos. Tem um livro de sua autoria, "A casa e a cidade", em que a jornalista compartilha 242 endereços de São Paulo com dicas de lojas de decoração para os mais variados gostos. Achei o Estúdio Glória nas indicações para quem gosta do estilo retrô. 

A loja faz um trabalho incrível de reaproveitamento de móveis antigos. Adoro a repaginada nos sofás e poltronas de época com tecidos estampados contemporâneos, deixando tudo mais vivo e colorido. Os estofados dão cara nova para uma peça clássica dos anos 60. As imagens do Estúdio Glória na internet mostram um espaço comercial bem curioso e colorido. 

Desmobilia
Foto: reprodução / Desmobilia. Rua Mateus Grow, 401, São Paulo, SP.

A Desmobília é outra loja que encontrei no livro da Chris Campos na parte de casas no estilo retrô. Foi criada no Paraná, no finalzinho dos anos 90, trazendo ao público móveis de design e também peças antigas repaginadas por meio de estampas e cores. 

Acho que a Desmobília é uma das poucas lojas no Brasil que trabalha com o vintage industrial e o upcycle. Tem um exemplo aqui no blog do estilo vintage industrial no post sobre a cenografia do filme "Para Sempre". Já o upcycle investe no reaproveitamento daquelas peças que seriam descartadas para construir novos objetos. Também gosto muito desses estilos bem diferentes! 

Loja Teo
Foto: reprodução / Loja Teo. Rua João Moura, 268 e Rua Javaés, 454, São Paulo, SP. 

Descobri a loja Teo em uma postagem da Bel Lobo no Instagram, quando a arquiteta veio a São Paulo no evento de lançamento da sua coleção "Vira e Mexe" para Tok&Stok. Fui investigar do que se tratava e descobri que a loja é especializada em móveis e objetos originais das décadas de 40 a 70 do século XX. 

Além da seleção minuciosa, a equipe de curadores da loja Teo também se ocupa de restaurar as peças de época antes de colocá-las à venda. Fiquei muito curiosa para conferir os móveis representantes do modernismo brasileiro. Alguns eu vi de perto, sem poder mexer, em museus e exposições.

Foto: reprodução / Cartolina. 652 Baker St, Nelson, BC, Canadá.

Entre as lojas estrangeiras que eu queria conhecer está a loja Cartolina, cujo blog da fundadora (Fiona Richards) acompanho há um bom tempo. A Cartolina é especializada em cartões e artigos de papelaria com inspiração vintage, que são vendidos pela internet, em sua loja física no Canadá e em museus e lojas famosas pelo mundo, como a inglesa Harrods. 

A própria Fiona ressalta como forte influência no seu trabalho o convívio com seus avós e os artefatos curiosos que colecionavam em sua casa escocesa de trezentos anos. Fiona fez uma releitura de todo esse design de antigamente e o resultado a gente percebe nos belos produtos da sua loja. Gosto especialmente dos mapas e dos cartões com diversos desenhos de inspiração vintage.

Foto: reprodução / DEPA Design Store. Rua Jose Sabogal 293, La Aurora, 18 Miraflores, Lima, Peru. 

DEPA Design Store é uma loja que conheci por meio de um blog peruano, cuja autora (Augusta Pastor), além de blogueira, é arquiteta e desenha móveis e objetos para projetos de interiores. A DEPA é uma loja onde é possível encontrar trabalhos como o da Augusta e de outros designers peruanos.

Dá para ver pelas fotos que a loja tem muita coisa à venda, mas fiquei bem curiosa pelos artigos que buscam inspiração nos Incas, civilização antiga que viveu na região andina, especialmente no Peru. Acho muito bacana o resgate e a valorização da cultura local pelos designers e artistas peruanos. Por meio desses trabalhos dá para entender um pouco como nossos vizinhos latinos vêm explorando o mundo do design e da decoração.

Para saber mais sobre as lojas é só clicar nos links em laranja. Quem visitar alguma delas não deixe de compartilhar suas impressões nos comentários. E, claro, se eu tiver a oportunidade de conhecê-las, venho aqui contar tudo!

Quer comentar no blog?

Saiba como comentar usando o Disqus com o Facebook

Kindle Amazon

Addthis