terça-feira, 23 de junho de 2015

Design de interiores: cinco itens de uma casa que merecem atenção especial

Quando alguém me convida para conhecer o seu novo lar fico muito lisonjeada e curiosa, independente do tipo do imóvel, percebo que há sempre boas intenções por trás de cada mudança. Por outro lado, existem também aqueles que se sentem constrangidos ao ter um designer de interiores visitando a sua casa. Um receio de que a gente fique reparando em todos os detalhes. Acho até engraçado isso, mas é mesmo muito difícil um profissional da área não fazer (para si mesmo) uma mínima análise do que está diante dos seus olhos.  

Construir um lar que tenha a ver com o seu estilo de vida e que funcione bem no dia-a-dia são preocupações compartilhadas por muitos. A maioria das pessoas realmente se esforça para montar uma casa que satisfaça suas necessidades e desejos, mas isso não quer dizer que a tarefa seja simples e rápida. Isso porque, entre outras coisas, tal tarefa exige um conhecimento específico para ser realizada com precisão. Para este post destaquei cinco itens de uma casa que não passam batidos pelos olhos atentos de um designer de interiores:

1. Iluminação insuficiente ou exagerada: um dos maiores problemas que vejo nos interiores residenciais são ambientes escuros ou claros demais. Há cálculos para se chegar ao número certo de lâmpadas por metro quadrado. É bom lembrar que, entre outras características, as lâmpadas também variam na potência e na temperatura de cor, podendo ser mais ou menos econômicas, frias ou quentes, cada uma delas com uma finalidade específica. Leia mais sobre isso no post lâmpadas incandescentes no interiores.

2. Objetos grandes ou pequenos demais: o tamanho inadequado dos móveis, por exemplo, pode causar vários transtornos, como impedir a plena circulação dos usuários no ambiente. Neste caso, não adianta nem pintar as paredes de cores claras para ampliar o espaço, pois na prática o mesmo ficará comprometido pelas grandes dimensões dos móveis. O mesmo acontece quando os objetos são pequenos demais para o ambiente, por exemplo, luminárias, tapetes ou cortinas, cujas diferentes funções ficarão comprometidas. Para saber mais leia o post tapetes na sala de estar.

3. Posicionamento inadequado dos eletrodomésticos e eletroeletrônicos: estes produtos foram feitos para facilitar a vida, mas quando estão mal posicionados, certamente acabarão dificultando o dia-a-dia. Microondas fora da área de alimentação, televisores mal colocados na sala de estar, computadores instalados sem levar em conta a ergonomia, só para citar alguns exemplos. Leia mais sobre o tema no post um lugar para TV na sala de estar.

4. Cantos subutilizados: nos apartamentos pequenos ou até nos maiores, com muitos objetos, uma hora ou outra se sente falta de mais espaço para armazenagem ou para executar alguma atividade específica. Ao mesmo tempo, quantos cantinhos vejo sendo pouco aproveitados, como debaixo de uma escada, atrás de uma porta ou uma sobra de parede ao lado de um armário. Em alguns casos, pode ser que precise de uma reforma mais cara, como mudar uma parede de posição, mas tal investimento pode valer muito a pena. Veja mais no post cantinho de estudo em casa.

5. Paredes peladas: aqui, entro um pouco na questão decorativa, de aproveitarmos a infinidade de materiais, cores e texturas para customizar as paredes da nossa casa, mas gostaria de destacar principalmente a possibilidade de aproveitar esse espaço vertical para expor uma coleção de quadros, fotografias e outros itens, para criar hortas verticais ou para instalação de prateleiras de diferentes profundidades, aumentando o espaço de armazenamento na casa. Veja mais no post quadros nas paredes.

Brincadeiras à parte, obviamente, não fico comentando em uma visita informal sobre o que gostei ou não na decoração de uma casa, jamais gostaria de deixar qualquer pessoa constrangida. Na verdade, como coloquei na lista, o que me chama à atenção são questões que envolvem a qualidade de vida do usuário, o que pode ser melhorado em termos de design, para que as pessoas aproveitem todo o potencial de suas casas e se sintam mais felizes e satisfeitas nos interiores de seus lares. É para resolver essas questões que o designer anseia intervir tecnicamente no espaço.

Estudo de Carina Pedro sobre posicionamento da TV na sala de estar
Foto: acervo pessoal. Estudo de Carina Pedro sobre posicionamento da TV na sala de estar.

Quer comentar no blog?

Saiba como comentar usando o Disqus com o Facebook

Kindle Amazon

Addthis